Musical ‘Presente de Vô’ se apresenta no Recife

O grupo de Barbacena encena a elogiada montagem com citações de Mia Couto junto ao coro Meninos de Araçuaí

por Roberta Patu qua, 25/11/2015 - 16:01
Divulgação/Walmir Damasceno Espetáculo se apresenta no Teatro de Santa Isabel Divulgação/Walmir Damasceno

Chega à capital pernambucana o espetáculo ‘Presente de Vô’. Comemorando 35 anos de existência, o grupo de Barbacena encena a elogiada montagem com citações de Mia Couto junto ao coro Meninos de Araçuaí. Em turnê nacional, o espetáculo já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre. O musical integra a programação do Festival Recife do Teatro Nacional.

O espetáculo, que é indicado para toda a família, convida o público para uma visita ao quarto de infância que existe na memória de todos. O grupo se apresenta, juntamente com o coro Meninos de Araçuaí, em duas únicas exibições, no sábado (28), às 20h30, e domingo (29), às 18h30, no Teatro de Santa Isabel.

O espetáculo é composto por 50 artistas que encenam durante 1h20 com repertório assinado pelo grupo Pau Brasil, apresentando uma mistura de cirandas, guaranis, cantigas de ninar africanas, batuques aprendidos com avós do Vale do Jequitinhonha, além de aleluias misturadas a vozes indígenas. Também fazem parte do repertório Tom Jobim, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Milton Nascimento; canções do folclore português - ou recolhidas nas andanças antropológicas de Mário de Andrade - e músicas compostas originalmente para a trilha sonora.

História - O espetáculo ‘Presente de Vô’ leva o público para um imaginário de um país secreto onde mora meninos. No local há uma oficina do velho Cambeva, um restaurador de sonhos e lembranças, onde um Realejo espera ser consertado. Enquanto isso, Temporina, uma doce senhorinha, parte em busca das recordações de sua infância, e a pequena Deolinda, a neta do restaurador, ao lado de Tuzébio, seu ajudante desajeitado, tentam descobrir qual é o "Presente de Vô" que ela ganhará no seu aniversário.

Além da Oficina de Cambeva, o universo fantástico é habitado pelas Sonhambulantes, três divertidas irmãs que sofrem da doença (ou do dom) de viver no sonho; Zalém e Calunga, nativos do Parasempre, andam pelo mundo a recolher e catalogar lembranças e há também a Maria Metade e seus Meninos encantados, que são e sempre serão crianças, pois habitam as histórias.

Serviço

PRESENTE DE VÔ, da cia Ponto de Partida, de Barbacena (MG)

Sábado (28) e domingo (29) | Sábado, às 20h30 | Domingo, às 18h30

Teatro Santa Isabel (Praça da República s/n – Centro – Recife PE) 

(81) 3355-3322 | 3355-3324

R$ 10 (inteira) | R$ 5 (meia)

Bilheteria: Venda no teatro a partir das 9h da manhã nos dias das apresentações

COMENTÁRIOS dos leitores