Bruno Mars inspira polêmica paródia sobre a vida no Pará

Em menos de dois dias, versão do sucesso "Uptown Funk" feita por jovens de Belém alcançou 37 mil visualizações no Youtube

por Thiago Barros ter, 15/12/2015 - 22:16
Divulgação Os irmãos João Paulo e João Pedro com amigos na gravação de paródia no Ver-o-Peso, maior cartão postal de Belém Divulgação

Em menos de dois dias, o estudante de computação João Pedro Paiva Costa, de 20 anos, e mais quatro amigos se tornaram famosos graças aos 4,5 minutos de um vídeo que une o suingue dos astros Bruno Mars e Mark Ronson a uma celebração à farinha baguda. A despretensiosa paródia do sucesso “Uptown Funk”, embalada pelas vantagens e obstáculos de morar em Belém e ser paraense, espalhou-se pelos aparelhos celulares da capital e já ultrapassou 37 mil visualizações no Youtube.

O propulsor da visibilidade do vídeo, que já se tornou viral, é o humor ácido da letra feita por João Pedro e o irmão dele, João Paulo - o cantor -, moradores do bairro do Tenoné, no subúrbio de Belém. Ao lado de três amigos, dançam com cenas da capital como pano de fundo, disparando frases como “Tá no Pará, vão te roubar”. Na visão dos jovens, o “gringo” não pode vacilar para não ser assaltado no mercado do Ver-o-Peso, o shopping center chique da cidade fica às margens de um canal de esgoto, Remo e Paysandu são time ruins, tem monturo de lixo em toda esquina e a farinha é essencial para a sobrevivência... Um soco no estômago do politicamente correto.

Antes de postar o vídeo na internet, João Pedro ficou com frio na barriga. Na verdade, era medo da repercussão por fazer humor baseado em estereótipos que geralmente provocam embates passionais nas redes sociais. Mas ele acredita que a paródia tem função: o lado bom é que funciona como reforço ao orgulho de ser paraense, diz ele, além de ser uma crítica social. “Vimos a necessidade de falar dessa realidade. Essa paródia é uma crítica contra a violência e o descaso com o Pará”.

Embed:

Surpresa - A repercussão do vídeo assustou João Pedro, criador do canal TheRocha, que em pouco tempo passou de brincadeira entre amigos para uma iniciativa de sucesso no Youtube: são mais de 7,7 mil inscritos e várias postagens com número de visualizações na casa dos milhares. O nome do canal faz alusão à gíria “de rocha” – com sotaque, é pronunciado “dirocha” –, que na periferia de Belém significa algo como certeiro, peso pesado, sem erro. No embalo dessa “linha editorial”, o público começou a crescer rapidamente. E a capital do Pará é celeiro desses pequenos grupos que fazem humor na internet inspirados no cotidiano local.

A paródia de “Uptown Funk” é a obra prima do canal TheRocha, gravado com câmera profissional, figurino especial, locações externas e direção do estudante de cinema e audiovisual da UFPA Tarcísio Carvalho, amigo de João Pedro. Na verdade, o luxo é exceção: a maioria dos vídeos foi gravada em celular, editada em casa, com João solitário na produção dos roteiros, edição e divulgação. “Por sinal, ainda estou pagando a câmera”, brincou o criador do canal, que ainda não recebeu propostas de anunciantes e estreou como entrevistado na conversa com a reportagem do LeiaJá. 

COMENTÁRIOS dos leitores