Cemitério de Santo Amaro é rota de passeio no domingo (29)
Os visitantes poderão percorrer 140 mil m² com milhares de túmulos de famosos e anônimos
Uma rota diferente para os mais corajosos. Neste domingo (29), o projeto 'Olha! Recife' promove um passeio pelos 140 mil m² e milhares de túmulos de famosos e anônimos, do Cemitério de Santo Amaro - projeto do arquiteto francês Louis Léger Vauthier. No mesmo dia, haverá outro passeio, mas de bicicleta, pelos monumentos barrocos da cidade.
Para participar dos passeios é necessário se inscrever pelo site do projeto, a partir das 9h desta sexta-feira (27). Os passeios começam simultaneamente às 9h. Os pontos de encontro acontecem no portão do cemitério, para o passeio a pé, e o de bicicleta na Praça do Arsenal. Cada participante deve levar um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.
Na Praça do Arsenal, o roteiro será dedicado aos monumentos barrocos da cidade, que formam um dos mais belos e ricos conjuntos arquitetônicos erguidos pela fé no Brasil. O passeio passará pela Capela Dourada, Basílica do Carmo e igreja de Santa Teresa D'Ávila.
História do cemitério - De acordo com os registros históricos, inicialmente, o cemitério acolheu pessoas vitimadas pelo surto da febre amarela e que não podiam ser sepultadas em igrejas, como era o costume da época. Atualmente, o cemitério dispõe de túmulos que se destacam pela suntuosidade, erguidos e trabalhados artisticamente, quase todos em mármore. Entre os mais visitados, está o da Menina sem Nome, que foi encontrada morta em 1970 no bairro do Pina, nunca foi identificada e passou a ser considerada milagrosa, atraindo milhares de pessoas todos os anos.
Olha! Recife a Pé
Tema: Cemitério de Santo Amaro
Quando: Domingo (29), às 9h
Saída: Portão principal do Cemitério de Santo Amaro (Rua do Pombal)
Olha! Recife Pedalando
Tema: Conjunto monumental barroco do Recife
Quando: Domingo (29), às 9h
Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas