Exposição une fotografia e poesia no Cozinha de Bistrô

Arte da fotógrafa Luiza Cavalcante e do poeta Vasco Cavalcante, filha e pai, marcam a reinauguração do restaurante

sab, 28/05/2016 - 12:07

 

O restaurante familiar Cozinha de Bistrô, localizado no coração do bairro da Campina, no centro de Belém, reabre as portas neste sábado (28) após um mês fechado para reformas e mudanças na direção. Para comemorar a transição que dará continuidade aos quase 30 anos de influência francesa e paraense, o bistrô sediará a exposição fotográfica “Mirada”, de Luiza Cavalcante, e as poesias da obra “Sob o Silêncio”, do pai dela, o poeta Vasco Cavalcante.  

A experiência de apreciar a conexão entre as obras de um pai poeta e sua filha fotógrafa é a grande motivação da realização desse encontro artístico e gastronômico em um bistrô que sobrevive desde 1986 com base na administração familiar. Uma pitada de poesia, uma colher de chá de fotografias artísticas e um cardápio com receitas clássicas da casa, elaborado pela fundadora, Rita Moraes, compõe a principal receita da noite de reinauguração do Cozinha de Bistrô.

Vasco Cavalcante é um poeta paraense e fundador do grupo Cultura Pará, que funciona desde 1997 reunindo obras de artistas paraenses de artes plásticas, literatura, teatro e fotografia. A exposição é composta das melhores poesias selecionadas de seu livro “Sob silêncio”, para acompanhar a exposição fotográfica de sua filha, atualmente radicada na Argentina, Luiza Cavalcante. As fotografias fazem parte da obra “Mirada” e anteriormente premiada em 2013 pelo Museu de Arte do CCBEU.

“A poesia estava ali no meu cotidiano e inclusive hoje eu uso muitos ensinamentos que meu pai me deu através da poesia”, conta Luiza sobre a relação da família com a arte. Já para Vasco, a diferença na forma que ambos veem o mundo se unem formando um novo olhar sobre suas artes. Unindo as fotografias da obra “Mirada” com as suas poesias, nasce assim, a “A Mirada Poética”.

“As obras não conversam, mas, juntamente, elas compõem. São dois olhares, duas formas de ver, duas gerações, mas existe uma relação na busca do conceito criativo. Ela, através da luz e eu, através dos textos. O aprendizado é constante e mútuo, um ensina ao outro a partir de olhares diferentes”, declara Vasco Cavalcante, sobre suas expectativas para a exposição.

Segundo a nova proprietária do Cozinha de Bistrô – e também filha dos fundadores- Clarisse Pintat, a ideia da noite de reinauguração é unir, com arte, música e boa comida, a essência da qual o restaurante sempre sobreviveu: a família. “Minha mãe fundou o primeiro bistrô, chamado “Malibu”, em 1986, com meu pai, o francês Jean Jacques Pintat. Depois eles abriram o Cozinha de Bistrô e aqui eu cresci, correndo por entre essas mesas. Hoje, ela segue sua caminhada e entrega as chaves desse legado para mim, e nada melhor do que iniciar esta nova geração do bistrô com um evento que faça os clientes respirarem família”, declara Clarisse.

Serviço:

O “Cozinha de Bistrô” fica na rua Ferreira Cantão, 278 e sua reinauguração será neste sábado (28), às 19 horas. Reservas pelo número (91) 98948-5850. Contato: Rita Moraes ou Clarisse Pintat. 

COMENTÁRIOS dos leitores