Galo da Madrugada homenageará Alceu Valença e J. Michiles

Bloco sairá às ruas no dia 25 de fevereiro de 2017, com o tema 'Alceu Valença e Jota Michiles – Guerreiro do Frevo'

por Rebeca Ângelis qui, 22/09/2016 - 14:40

O Galo da Madrugada anunciou na tarde desta quinta-feira (22) as novidades para o carnaval 2017. A 40ª edição do maior bloco do mundo prestará homenagem aos artistas pernambucanos Alceu Valença e Jota Michiles. Em reunião coletiva para os jornalistas, o presidente do bloco, Rômulo Meneses, informou que a tradição do desfile seguirá fiel como nos anos anteriores: “Estamos equacionados e esperamos fazer um belo carnaval, tendo em vista que o Galo contribui muito para o setor da economia criativa”, completou o presidente, salientando que a agremiação inclui um grande ciclo empregatício entre artistas do Estado e outras vendas ligadas ao carnaval.

O clube de máscaras sairá às ruas no dia 25 de fevereiro de 2017, com o tema “Alceu Valença e Jota Michiles – Guerreiro do Frevo”, data que servirá de celebração aos 50 anos de carreira de Michiles e 70 de aniversário de Alceu. Considerado consagrado cantor e compositor pernambucano e autor de grandes clássicos do carnaval do Recife, Michiles expõe sua emoção pela homenagem ao lado de Alceu: “É uma satisfação enorme ser lembrado junto com o homem mais constante de minhas composições, no Bloco como o Galo da Madrugada”.

Já Alceu, que considera sua multiculturalidade particular de Pernambuco, ressaltou a importância de seu reconhecimento como prestigiado. “Me sinto muito bem por ser homenageado, pois com isso estão prestigiando o maracatu, a ciranda, o maestro Duda, Nelson Ferreira e todo o carnaval do Recife. Pernambuco já é multicultural de si mesmo”. 

O cantor revela ainda que antes nem pensava em ser artista, tornando-se como tal, por acaso do destino: “No Recife eu aprendi com o maestro Nelson Ferreira muitos frevos, além de blocos, os maracatus, caboclinhos, que passavam na frente da minha casa e que iam em direção à cidade. A cultura pernambucana entrou dentro de mim de maneira hipernatural”. O músico, que também lançou seu filme “A Luneta do Tempo” no início deste ano e concorre ao Grammy Latino 2016, como melhor trilha sonora, expõe ainda que seu talento para o forró é oriundo de São Bento do Una.

Ainda não há detalhes de como serão representadas as homenagens no decorrer do desfile - por exemplo, carros alegóricos, trios elétricos ou outras iniciativas durante o percurso. Mas a presidência garantiu a permanência de 30 trios elétricos, bem como um exclusivo para Alceu com uma orquestra a sua altura.

Criada por Enéas Freire, em 1978, a agremiação surgiu na Rua Padre Floriano, 43, no bairro de São José, Recife. Misto e aberto para todos os públicos, o bloco é responsável por reunir mais de um milhão de pessoas. Neste ano, o Galo teve mais de 2,5 milhões foliões, número superior ao do ano passado.

LeiaJá também

-->Pitombeira dos Quatro Cantos anuncia o Carnaval

-->Frevo de luto:morre Maestro Nunes, autor de Cabelo de Fogo

COMENTÁRIOS dos leitores