Festival Animage inicia atividades no Recife

Em 2016, a curadoria selecionou 84 curtas-metragens, de 29 países, dos 1.057 trabalhos inscritos

por Roberta Patu ter, 22/11/2016 - 22:37

Após um ano com redução de verba para realizar o evento, o Festival Animage retorna com novidades e mostra competitiva em sua VII edição. Em 2016, a curadoria selecionou 84 curtas-metragens, de 29 países, dos 1.057 trabalhos inscritos que abordam os principais sintomas da humanidade. A exibição teve início nesta terça-feira (22) e segue até o próximo domingo (27). Ao todo, o público vai poder frequentar nove espaços diferentes. 

Nesta terça-feira, um dos polos de exibição, o Cinema São Luiz, localizado no Centro do Recife, recebeu a abertura oficial do Festival. Em entrevista ao Portal LeiaJá, o realizador do evento, Antônio Gutierrez, disse que o evento conseguiu superar a recessão econômica e trazer novidades. "Indiscutivelmente, o Animage este ano está mais completo, com exibições em polos abertos e retornamos as mostras competitivas muito importantes para o Festival. Essa mudança se deu devido ao aporte de patrocínio que está bem maior comparado com 2015", disse Gutierrez.

Logo na entrada do equipamento cultural, o público pode conferir a exposição de objetos ópticos que já foram utilizados na exibição de animação. A estudante Mariana Almeida considera que o evento reúne curiosidades, inovação e criticidade. "Já é a segunda vez que tenho a oportunidade de assistir e gosto muito por vários motivos, um deles é a seleção dos filmes, que sempre traz uma visão crítica e atual da humanidade e dos problemas sociais", opinou Mariana, que também falou das peças expostas: "É muito legal ter acesso a esse equipamento, nunca tinha visto e achei bem curioso", concluiu. 

Quanto à curadoria dos trabalhos, um dos organizadores do festival, Júlio Cavani, bem como Antônio Gutierrez, explicaram como foi feita a seleção dos trabalhos inscritos e o que o público vai conferir durante esses cinco dias de festival. Confira no vídeo a seguir:

Embed:

No primeiro dia do festival, no Cinema São Luiz, o público assistiu ao longa 'Windows Horses' de Ann Marie Fleming, do Canadá, com duração de 85 minutos. O filme abordou a história de uma poetisa canadense que é convidada a se apresentar em festival de poesia no Irã. Com essa ida ao irã, ela é 'obrigada' a retornar ao passado e confrontar com os seus sentimentos e decisões. O filme traz questões relacionadas à aceitação, compreensão e respeito. Confira a programação completa do evento.

LeiaJá também

--> Ousadia e liberdade na programação do 7° Animage

--> Animage traz animações inéditas e premiadas para o Recife

--> Animage divulga seleção de mostras competitivas

COMENTÁRIOS dos leitores