Baile do Menino Deus ganha espetáculo inspirado na África

Em sua 13ª edição, espetáculo acontece de 23 a 25 de dezembro e reúne linguagens artísticas como o teatro, dança, música e ópera, agregados à cultura popular nordestina

por Rebeca Ângelis ter, 20/12/2016 - 10:35
Divulgação/Hans Von Manteuffel Espetáculo é exibido em sua 13ª edição e conta com linguagens artísticas da cultura popular nordestina Divulgação/Hans Von Manteuffel

Em sua 13ª edição, a encenação do Baile do Menino Deus na praça do Marco Zero do Recife traz, de 23 a 25 de dezembro, um espetáculo que conta a história do natal pelo olhar da cultura popular nordestina, com o tema ‘Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal’.

Escrita há 33 anos por Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima, a peça compõe a Trilogia das Festas Brasileiras, associadas a Bandeira de São João e Arlequim de Carnaval. Em um enredo que reúne linguagens artísticas como o teatro, dança, música e ópera, agregados a cultura popular nordestina, o espetáculo conta a história de dois Mateus (personagens típicos do cavalo-marinho e do bumba meu boi) que buscam uma casa onde estão José, Maria e o recém-nascido Jesus, para celebrar seu nascimento. “Um baile que emende a noite no dia”, diz a dupla, que vive uma saga em busca de rezas, prendas e criaturas fantásticas que ajudem a abrir a porta.

Sempre com uma nova roupagem para compor o cenário, a grande novidade de 2016 é a inspiração voltada para a cultura africana e do Oriente Médio para a criação de novos elementos cênicos. Os figurinos assinados pelo figurinista e encenador Marcondes Lima são criados em busca de elementos ligados ao colorido.

“Na mudança de agora, usaremos estampas, elementos que quase nunca foram explorados antes, nas roupas do Baile. Agora elas marcam uma maior presença, com um colorido mais intenso”, destaca Marcondes. “Creio que os figurinos terão um contraste ainda maior diante do cenário que se define como um fundo neutro, com as casas quase totalmente brancas”, explica o diretor, Ronaldo Correia de Brito.

Ele acrescenta ainda que outra mudança nesta edição é a “humanização” da Sagrada Família, em que José e Maria serão exibidos de forma mais moderna. A figura da mulher também se torna ainda mais relevante na encenação, incluindo detalhes no figurino,a exemplo da personagem de Maria que não usará mais véu e os seus ombros ficarão à mostra.  “Temos agora dois Reis Magos e uma Rainha, além de uma mulher também no grupo de caboclinhos, anteriormente composto apenas por homens”, completa Ronaldo.

Gratuito e aberto ao público, o evento conta em seu elenco com atores, bailarinos e músicos profissionais, incluindo o cantor Silvério Pessoa, além de 13 crianças que participam cantando. O Baile é encenado na rua do Recife desde 2004 e recebe, anualmente, cerca de 70 mil pessoas que assistem às apresentações, todas elas gratuitas.

Serviço

Baile do Menino Deus – Uma Brincadeira de Natal

23, 24 e 25 de dezembro | 20h

Praça do Marco Zero, Bairro do Recife

Gratuito 

Classificação livre

Outras informações: www.bailedomeninodeus.com.br

LeiaJá também

-->Baile do Menino Deus continua a encantar público no Recife

-->Baile do Menino Deus: a ópera de rua que canta o Natal

COMENTÁRIOS dos leitores