Fundo do mar da 'capital do mergulho' revelado em fotos

I Mostra do Parque de Naufrágios de Pernambuco reúne fotos submarinas que retratam verdadeiros tesouros navais encontrados na costa do estado

por Giorgia Wolf qui, 12/01/2017 - 15:55
Edson Acioli/Divulgação Entre as fotos da mostra, estão duas fotos premiadas no concurso da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas Edson Acioli/Divulgação

Os mistérios e as belezas do fundo do mar do Recife e região serão revelados na próxima segunda-feira (16), na "I Mostra do Parque de Naufrágios de Pernambuco". Instalada no Piso L3 do Plaza Shopping, a exposição reúne fotos submarinas que retratam verdadeiros tesouros navais encontrados na costa do estado. A mostra ficará exposta no mall, do dia 16 a 31 de janeiro, com acesso gratuito.

O Recife hoje é considerada a capital do mergulho, com 26 dos 108 navios naufragados e catalogados no Brasil. As águas mornas e alta visibilidade dos mares da Região Metropolitana e Goiana também são um destaque para os exploradores e mergulhadortes de diversas partes do mundo.

Com curadoria do mergulhador, Joman Barros, a “I Mostra do Parque de Naufrágios de Pernambuco” vai apresentar 24 imagens dos fotógrafos Edson Acioli, Fernando Clack, e Mario Coutinho compiladas de mergulhos realizados no litoral do Estado. 

Na exposição, os visitantes poderão apreciar imagens de diversas espécies de vida marinha, naufrágios naturais e artificiais, além de belezas naturais com perspectiva e profundidade que propicia ao visitante a sensação de estar no fundo do mar.

Entre as fotos da mostra, estão duas fotos premiadas no concurso da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas – AbiSub, as imagens , “Enxadas visitando o rebocador Mercurius” e a “Peixe Mero Gigante”, conquistando o primeiro e segundo lugar da premiação. 

São retratadas imagens de 14 naufrágios de Pernambuco e o público terá acesso ao vídeo sobre a exploração submarina e curiosidades sobre o tema.

Nas águas estão naufrágios históricos, alguns datados do ano 1600, como uma caravela portuguesa afundada em Suape, até embarcações imergidas com o objetivo de se tornar arrecifes naturais como Servermar, Taurus e o Walsa, naufragada no ano de 2000. Ainda entre as relíquias submersas na costa, se encontra uma corveta, navio de guerra a vela, da 2ª Guerra Mundial.  

I Mostra do Parque de Naufrágios de PE (MPNP)

Piso L3 do Plaza Shopping

Rua Doutor João Santos Filho, 255 - Casa Forte

16 à 31 de janeiro | 10h às 22h

Entrada gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores