Cinema independente tem festival em Belém

Cine Líbero Luxardo exibe longas e curtas-metragens alternativos na programação do Lume International Film

qui, 02/03/2017 - 18:12
Agência Pará Cine Líbero Luxardo, em Belém, recebe festival internacional Agência Pará

A partir desta quinta-feira (2), o Cine Líbero Luxardo, no Centur, recebe o maior festival internacional de cinema autoral do país, o Lume International Film. O evento reúne mais de 20 filmes inéditos, entre longas e curtas-metragens, que serão exibidos simultaneamente em 10 cidades brasileiras até o próximo dia 8.

O Lume Festival é voltado ao cinema autoral e independente, com o objetivo de formar plateias e democratizar o cinema autoral produzido no Brasil e no exterior. Este ano, o evento terá uma cobertura especial pela internet, por meio da plataforma VOD Lume Channel. Os filmes ganhadores terão direito a contrato de distribuição com a Lume Filmes.

O festival é dividido em três categorias. A primeira é a mostra competitiva de curtas-metragens, com 11 filmes selecionados. A segunda mostra competitiva reúne sete longas-metragens, e a terceira terá sessões especiais (fora da competição), com três filmes.

O Lume Festival selecionou cinco filmes de realizadoras do sexo feminino, número que considera ainda pequeno, mas expressivo diante do baixo percentual de filmes dirigidos por mulheres inscritos. Entre os selecionados estão “To Light”, de Nora Sarak (Letônia/Látvia), e “Return To Erkin”, de Maria Guskova (Rússia). Acompanhe a programação completa aqui.

Segundo Maurício Dias, produtor local do Lume International Film e programador do Cine Líbero Luxardo, o “festival é realizado pela Lume Filmes, distribuidora dentre as mais respeitadas do Brasil, e o júri será composto por cinco personalidades envolvidas na crítica, realização e divulgação do cinema autoral”. 

Serviço:

IV Festival Internacional Lume de Cinema, no Cine Líbero Luxardo – Centur. De 2 a 8 de março. Sessões a partir das 15 h. Entrada: R$ 12,00 (com meia-entrada).

Por Andreza Gomes, da Agência Pará (colaboração de Rejane Nascimento).

COMENTÁRIOS dos leitores