Colheita ruim causa 'crise das batatas fritas' no Japão

As principais fabricantes de batata chips suspenderam progressivamente a venda de seus produtos pois suas colheitas foram prejudicadas por fortes tufões em Hokkaido

por Ana Tereza Moraes qui, 27/04/2017 - 10:59
Reprodução/Twitter Os supermercados estão ficando cada vez mais vazios Reprodução/Twitter

O número de batatas fritas nos supermercados japoneses caiu bastante recentemente. A Calbee, maior empresa desse ramo no Japão, suspendeu progressivamente as vendas do produto. O motivo foram os tufões eu atingiram a ilha de Hokkaido no último verão. A região é uma das principais produtoras de batatas, e, por conta do desastre natural, está havendo uma escassez do vegetal no país.

As unidades restantes de batata chips estão atingindo preços recorde nos supermercados, chegando a serem vendidas pelo equivalente a 13 euros, quando o valor normal gira em torno de 2 euros, no máximo. A Calbee chegou a declarar que está estudando a ideia de importar batatas dos EUA para retomar suas vendas e voltar a lucrar. A Koykeia, sua concorrente, também teve que diminuir a venda dos seus produtos a base de batata no Japão, pois faz a colheita na mesma região.  

Outros segmentos como os fast-foods e outros restaurantes também poderão sofrer com a escassez, resultado dos próblemas climáticos sofridos.

COMENTÁRIOS dos leitores