Mostra Pajeú de Cinema exibe 22 filmes inéditos em PE

No total, serão 46 títulos exibidos na Mostra, sendo 37 curtas e nove longas-metragens

por Ana Tereza Moraes sab, 13/05/2017 - 15:27
Divulgação O filme "Joaquim" é um dos destaques da programação Divulgação

A 3ª edição da Mostra Pajeú de Cinema começa nesse domingo (14), e vai até o dia 20. Serão sete dias de exibição e reflexão de filmes no Cine São José, em Afogados da Ingazera, no Sertão pernambucano. Serão exibidos 37 curtas e nove longa-metragens, totalizando 46 filmes de dez diferentes estados, e, entre eles, 22 nunca exibidos em Pernambuco. O evento é gratuito e contará com mesas, debates e oficinas. A direção é assinada por William Tenório e Bruna Tavares e a curadoria fica por conta do crítico e pesquisador André Dib. 

Entre os títulos inéditos no Estado estão os curtas "Diamante – O bailarina”, “O estacionamento”, “Ferroada”, “Impeachment” e “Vazio do lado de fora”, este último, selecionado para o próximo Festival de Cannes. Entre as produções pernambucanas estão "Na missão, com Kadu", "Ainda me sobra eu", "FotogrÁfrica" e o inédito “Luz, Câmera, Carona!”. Outros destaques da programação são o filme "Entre os homens de bem", produzido sob o ponto de vista do deputado Jean Wyllys e que aborda de forma crítica a postura geral dos membros do Congresso Nacional, “O silêncio da noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras”, rodado no Sertão do Pajeú e da Paraíba, que faz um panorama da poesia na região e "Joaquim", que trata da história de Tiradentes.

A programação inclui também as mesas "Cinema, Educação e Direitos Humanos", formada por Rosinha Assis (Recifest), no dia 16, com Anna Andrade (Mulheres no Audiovisual PE e Cartas ao Mundão) e Alexandre Pankararu (Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo); "Cinema, luta e resistência" composta por Elaine Una (Cineclube Casa Farol e Movimento #OcupeCineOlinda), no dia 17, com a jornalista Priscila Urpia (Cineclube CineRua / Movimento #CineRuaPE) e o realizador Pedro Severien (Ocupe Estelita) e "Participação e representação do negro no audiovisual", formada pela atriz Dandara de Morais, a realizadora Juliana Lima (Mulheres no Audiovisual PE) e Igor Travassos (produtor, realizador e cineclubista).

Já as oficinas da 3ª MCP serão realizadas entre os dias 8 e 13 de maio. Ao todo quatro oficinas serão ministradas na Secretaria Municipal de Assistência Social de Afogados de Ingazeira: captação de som, edição, produção e crítica de cinema, distribuídas nos turnos da manhã, tarde e noite.

Para conferir a programação completa basta acessar o site da Mostra Pajeú de Cinema.

Serviço

3ª Mostra Pajeú de Cinema

14 a 20 de maio

Cine São José (Avenida Rio Branco, 619, Afogados da Ingazeira – PE)

Gratuito

 

COMENTÁRIOS dos leitores