Olinda recebe o MIMO Festival neste fim de semana

O Festival vai até o domingo (19) em vários espaços da cidade

por Elaine Guimarães sex, 17/11/2017 - 15:12

O MIMO Festival chega, a partir desta sexta-feira (17), à cidade de Olinda. A programação gratuita conta com concertos de artistas do cenário local, nacional e internacional, poesia, cinema e oficinas. O evento vai até o domingo (19) em vários espaços do município.

Com uma programação plural, o festival recebe nesta sexta (13), às 19h, no Convento de São Francisco, a francesa Laura Perrudin, que apresentará o álbum “Poison set antidotes” em uma mistura de jazz, hip hop, soul, eletrônica e musicalidades de distintas regiões do mundo. Na Igreja da Sé, às 20h30, o violinista Didier Lockwood promove uma homenagem a seu mestre Stéphane Grappelli.

No palco montado na Praça do Carmo, a partir das 21h, o cantor Paulo Flores apresenta o 'semba', gênero de matriz da tradição urbana de Luanda, e seu novo disco 'Bolo de aniversário'. O grupo colombiano Ondatrópica mistura os ritmos típicos do país ao hip hop, funk, dub, jazz e ska. O polo ainda terá a apresentação do DJ Montano.

Além das atrações musicais, o festival terá um espaço dedicado à literatura com ‘Chuva de Poesia’. Com o tema “Mulheres poetas pelo mundo”, serão jogados da Igreja da Sé poemas de Ana Cristina Cesar, Hilda Hilst, Sophia de Mello Breyner Andresen, Marina Tsvietáieva, Safo, Emily Dickinson, Rupi Kaur, Chiyo-ni e Sono-jo.

No Sábado (18), a partir das 17h30, o vencedor do Prêmio MIMO Instrumental, Salomão Soares, leva para o palco da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, composições autorais e clássicos da música brasileira. O pernambucano Zé Manoel apresenta seu novo projeto “Delírio de um romance a céu aberto”, produzido por Thiago Marques Luiz e o DJ Zé Pedro.

O trio formato por Rajery, Driss El Maloumi e Ballaké Sissoko mostram os ritmos tradicionais do Extremo Sul e Norte da África e lançam o álbum ‘Anarouz’, na Igreja da Sé. No palco da Praça do Carmo, a partir das 22h, o cantor e instrumentista FarKa Touré apresenta ‘Samba’, seu mais recente trabalho. Para fechar a segunda noite de festival, Emir Kusturica & The No Smoking Orchestra inova com a musicalidade do Balcãs, música cigana e contemporânea.

No último dia do MIMO Festival, o vocalista e guitarrista Manel Cruz faz sua estreia em eventos brasileiros. O português apresentará composições inéditas e canções que marcaram sua carreira. Um dos destaques da noite é o cantor Otto, que se apresenta às 19h30 na Praça do Carmo.

Serviço

MIMO 2017

Sexta-feira (17)| 17h

Sítio Histórico de Olinda

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores