Boné com estrela vermelha escondida gera polêmica na Globo

Cartunista Gabriel Bá teve o adereço alterado para poder participar do programa 'Conversa com Bial'

por Paula Brasileiro qua, 29/11/2017 - 17:55
Reprodução/Twitter Gabriel Bá explicou o ocorrido em seu Facebook Reprodução/Twitter

A participação do cartunista Gabriel Bá no programa Conversa com Bial, na última terça (28), rendeu muita polêmica nas redes sociais. Isso porque Bá apareceu na TV com um boné no qual havia uma estrela vermelha bordada coberta com fita isolante. O público julgou o fato como censura da Rede Globo, pois o símbolo é semelhante ao usado pelo cubano Fidel Castro, e o debate foi acalorado.

Em seu Facebook, Gabriel Bá explicou o ocorrido. Ele explicou ter sido advertido pela emissora sobre a proibição do uso de qualquer elemento que remetesse a partidos políticos ou marcas. Mesmo assim, o cartunista decidiu usar seu boné de estimação: "Tenho outros, mas gosto deste, do que ele representa. Foi minha escolha. Chegando no estúdio, o pessoal do figurino, respondendo à diretoria do programa, disse que a estrela não ia rolar.", escreveu em um post. Bá aceitou cobrir a estrela e participou do programa assim mesmo: "Entre entrar com a estrela coberta ou entrar sem boné, escolhi o boné. E escolheria novamente. Poderia ser um tucaninho azul e amarelo ou um número 45, o logo da Adidas ou o escudo do Palmeiras. Seria coberto da mesma maneira."

Na internet, a repercussão foi grande e os comentários os mais variados. Um seguidor comentou: "Cara, não adianta agora 'posar' de 'garoto rebelde'. Tu abaixou a cabeça para a TV Globo com uma subserviência nunca vista. Que nojo! Honre suas calças, rapaz!"; já outro, defendeu e concordou com o cartunista: "A tentativa de "maquiar" a estrela ficou pior para a Rede Globo, chamou mais atenção na mídia, do que se não houvesse essa proibição... em tempo, concordo com a tua postura, em não tirar o boné, e participação na entrevista. Parabéns, o recado foi dado."

COMENTÁRIOS dos leitores