Projeto monta espetáculos teatrais abertos à comunidade

Grupo de Teatro Universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA) mistura dança, música e experimentações cênicas com direção de alunos e recém-formados

qua, 06/12/2017 - 17:35

Alunos e recém-formados da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA) têm a oportunidade de experimentar a direção e a produção teatral através do Grupo de Teatro Universitário (GTU). Todos os anos, por meio do projeto “Novos Encenadores”, o GTU monta dois espetáculos abertos para todos os tipos de participantes, principalmente pessoas da comunidade em volta da escola. 

Desde de 2008, os espetáculos do GTU têm características das mais diversas áreas artísticas. Este ano, misturam música, dança e experimentações com abordagens críticas referentes a diversas causas atuais.

Estudante do quarto semestre de licenciatura em teatro, André Launé comanda o GTU da tarde e estreia como diretor da peça “Boêmios – Musical”, adaptação do famoso musical da Broadway “Rent” para a cidade de Belém. “'Boêmios' é uma adaptação de 'Rent', porém ele é contextualizado para o nosso ambiente, para onde a gente vive, para o tempo que a gente vive. E a gente resolve trabalhar em cima disso as nossas causas, como questões raciais e LGBTs”, conta o diretor.

Uma das características do GTU é a diversidade de atores. Muitos já possuem experiência teatral, como alunos e profissionais da Escola de Teatro e Dança, mas contam sempre com a presença de iniciantes no fazer teatral. Vanessa Lisboa conta que "Boêmios" é seu primeiro grande espetáculo. “Eu nunca tive experiência com canto, e pouca experiência com teatro, então eu venho me sentindo muito desafiada nesse processo”, contou a atriz.

O GTU da noite apresenta o espetáculo “Um Grande Dia Qualquer”, direção conjunta dos atores recém-formados Paulo Jaime e Rhero Lopes. O espetáculo conta a história de um grupo de teatro que se prepara para o grande dia de sua estreia e convida o público a participar desse processo. “Esse espetáculo surgiu no GTU, e ele parte do tema trabalho, e vai se metamorfoseando durante o processo, ganhando outras conotações como as relações humanas, como a sociedade se organiza e como ela vem se mecanizando”, explica Paulo Jaime.

Adriane Henderson é terapeuta ocupacional e atriz. Ela conta que a experiência do GTU é sempre um processo renovador e que teve grandes desafios durante a montagem da peça. “Acho que o maior desafio desse processo é encontrar esse personagem do cotidiano, que ele não é um estereótipo ou uma caricatura. Foi encontrar esses restos do cotidiano”, explica Adriane.

O fazer teatral interfere em diversas áreas da vida, ajudando na saúde mental, física e no relacionamento pessoal. O técnico em informática Ibsen Caio revela que a experiência lhe proporciona bem-estar e aprendizado sobre si mesmo. “Eu fiquei sabendo do GTU através de uma amiga da minha namorada, porque ela já tinha essa relação com o teatro, então ela me convidou para vir com ela. Eu me surpreendi muito, eu acho que é realmente uma experiência muito boa e me abre portas em todas as áreas da minha vida”, diz Ibsen.

O GTU é um projeto da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), e abre inscrições todos os anos para qualquer pessoa, a partir de março, nos períodos da tarde e noite. Veja vídeo abaixo.

Serviço

"Boêmios - O Musical"

Local: Teatro universitário Cláudio Barradas (avenida Jerônimo Pimentel, entre Dom Romualdo coelho e Dom Romualdo de Seixas)

Datas e Horários: 

07 e 08/12 às 19:00

09/12 às 17:30 e 20:00

No dia - R$ 40,00 (com meia para estudantes.) 

"Um Grande Dia Qualquer" 

Local: Teatro universitário Cláudio Barradas (avenida Jerônimo Pimentel, entre Dom Romualdo coelho e Dom Romualdo de Seixas)

Dias: 15 16 e 17 de dezembro.

Horário: Sempre às 18h e 20h.

Ingresso: R$ 20,00 (Com meia entrada para estudante). 

Por Ariela Motizuki.

Embed:

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores