'Sou a única mulher negra na produção'

Frase de produtora do 'Encontro com Fátima' motivou a escritora Ana Paula Lisboa a falar sobre a morte da vereadora Marielle Franco nesta quinta (15)

por Paula Brasileiro qui, 15/03/2018 - 15:04
Reprodução/Instagram Ana Paula esteve com Marielle momentos antes do crime Reprodução/Instagram

Na manhã desta quinta-feira (15), a morte da vereadora Marielle Franco, assassinada nessa quarta (14), no Rio de Janeiro, foi pauta do Programa Encontro com Fátima. A escritora , convidada para falar sobre o caso, aproveitou o momento para apontar um detalhe significativo relativo ao tema e à própria equipe do programa. 

Ana Lisboa esteve com Marielle, momentos antes de sua morte, em uma reunião de jovens negras. Ao iniciar sua fala no programa, ela revelou o motivo que a fez aceitar o convite para falar sobre o crime que cefou a vida da vereadora: "É péssimo estar aqui falando sobre isso, porque eu poderia falar sobre muitas outras coisas. Mas, na verdade, eu só vim porque a produtora que me ligou hoje cedo... Eu estava pronta para dizer 'não', e ela falou pra mim: 'Ana, eu sou a única mulher negra na produção, e a gente precisa falar disso'".

Prontamente, Fátima Bernardes respondeu ao comentário da escritora: "E a gente sempre procura falar sobre isso no programa, das mais variadas formas. Para nós, também é muito melhor quando a gente não fala sobre dor e fala sobre lutas e sobre conquistas. Mas tem hora que não tem como", disse a apresentadora. Ao que Ana completou: "Eu tive que vir porque o trabalho da Marielle era exatamente este: trazer as pautas das mulheres, das mulheres negras, das mulheres faveladas. Trazer os corpos, na verdade, destas mulheres para ocupar espaços e para falar sobre outras coisas". 



COMENTÁRIOS dos leitores