Lista: novelas que merecem ser reprisadas na TV aberta

Tramas bem produzidas continuam no esquecimento entre as escolhas exibidas na Globo, Record e SBT

por Paulo Uchôa sex, 22/06/2018 - 08:21
Pixabay De drama a comédia pastelão, as novelas continuam prendendo a atenção do telespectador Pixabay

Manter uma novela por muito tempo no ar exige - de qualquer emissora - investimento e qualidade para que o telespectador seja levado à discussão de temas levantados por personagens. Amando ou odiando, as tramas conseguem prender a atenção. Separar a ficção da realidade, mesmo com o avanço da tecnologia a favor do tempo, ainda é um fator que os autores acertam em cheio quando entrelaçam a bondade da mocinha juntamente com as armações do vilão.

O Brasil já parou para ver o desfecho de inúmeras histórias, a exemplo de Avenida Brasil, de 2012, que depositou nos lares a empatia pelo embate vingativo de Nina e Carminha, interpretadas pelas atrizes Débora Falabella e Adriana Esteves.

Aproveitando a volta de “Vale Tudo” na última segunda-feira (18), reexibida pelo canal Viva, o LeiaJá separou algumas obras que merecem ser reprisadas novamente.

Amor e Ódio – 2001

Protagonizada por Suzy Rêgo, a novela do SBT foi classificada para maiores de 14 pela produção de cenas violentas e conflituosas. Disputando a audiência com “O Clone” da Globo, “Amor e Ódio” conseguiu bons resultados. A trama alcançava 16 pontos no ibope e ficava na vice-liderança, sendo até uma das mais pedidas pelo público para ser exibida mais uma vez.



América – 2005

A história dos protagonistas Tião (Murilo Benício) e Sol (Deborah Secco) surpreendeu quando o casal teve rumos diferentes no final. A trama escrita por Glória Perez teve tropeços logo no início, mas foram consertados. “América” nunca foi cogitada para reprise, apesar de ser considerada um dos grandes sucessos no horário nobre da Globo.



Páginas da Vida – 2006

As novelas de Manoel Carlos, exceto “Viver a Vida” e “Em Família”, recebem sempre o título de 'as melhores'. A obra teve Regina Duarte como protagonista, sendo a sua terceira Helena interpretada pela mesma atriz. A trama passou pela paranormalidade, adoção e relação amorosa de avô e neto. “Felicidade”, “Laços de Família”, “História de Amor” e “Por Amor” já passaram nas tardes da Globo, mas já faz 12 anos que “Páginas” passa batida nas escolhas da emissora.



Paraíso Tropical – 2007

“Que boa ideia esse casamento primaveril em pleno outono”. Foi com essa frase que Bebel (Camila Pitanga) fez os noveleiros caírem na risada após uma cena de etiqueta para frequentar uma cerimônia de casamento, além de se destacar cada vez mais com “catiguria” o seu espaço no folhetim de Gilberto Braga. Os mistérios envolvendo as gêmeas Paula e Taís (Alessandra Negrini) e as falcatruas de Olavo (Wagner Moura), hoje, iriam passar por um processo de edição rigoroso, porém merece ser analisada para estar nas tardes do “Vale a pena ver de novo".



A Favorita – 2008

João Emanuel Carneiro já tinha se consagrado como um dos mais talentosos autores da sua geração em 2004, quando foi responsável pelo estouro “Da cor do pecado”. Quatro anos depois, João Emanuel encarava o horário das 9 com ousadia. Ele confundiu o público ao contar as emoções e revoltas de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Claudia Raia). Hoje, “A Favorita” é uma das novelas que sempre é lembrada nas redes sociais quando algum outro sucesso é anunciado.



Bônus - já reprisadas

Pantanal – 1990

Exibida na extinta Rede Manchete, os brasileiros viram mulher virar onça e homem virar cobra. Juma (Cristiana Oliveira) caiu no gosto popular ao mostrar toda sua inocência, além da valentia herdada pela mãe. Em 2016, a revista Veja elegeu a obra de Benedito Ruy Barbosa como a quarta “Melhor Telenovela Brasileira”. Pantanal foi reprisada no SBT em 2008, conquistando fácil 15 pontos de audiência e chegando a bater de frente com a Globo. A novela é até hoje lembrada e merece entrar na grade de programação das emissoras de TV aberta ou canal pago.



Prova de Amor – 2008

Estrelada na Record por Lavínia Vlasak e Marcelo Serrado, a novela de Tiago Santiago fez a Globo tremer na audiência. A trama começou a ser exibida às 17h30, no mesmo horário de Malhação. A novela contou com um elenco de peso, como Patrícia França, Claudia Alencar, Leonardo Vieira e Ítala Nandi. A trama já foi reprisada, porém fará sucesso novamente se o canal de Edir Macedo der mais um chance para quem deseja rever a história de amor e sofrimento do casal Daniel e Clarice.  



COMENTÁRIOS dos leitores