Organização não vai interferir no visual do Galo

'A gente não arbitra em cima da parte artística do artesão', disse Guilherme Menezes, um dos organizadores do bloco

por Paulo Uchôa qua, 25/07/2018 - 12:50
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Em fevereiro deste ano, a criação do Galo da Madrugada foi assinada pelo designer Walther Holmes Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

Faltam oito meses para Pernambuco ser tomado pela alegria do Carnaval, mas alguns preparativos para a festa estão começando a ganhar forma. Na manhã desta quarta-feira (25), no bairro de São José, a organização do Galo da Madrugada divulgou o tema para 2019. Intitulado "Frevo Mulher", o bloco vai homenagear mulheres que fizeram histórias no comando dos trios e nos bastidores.

Além do tema que celebra o poder feminino, a estrutura do Galo, montada na Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, é um dos assuntos que sempre chama a atenção dos pernambucanos. Segundo Guilherme Menezes, um dos organizadores, a direção não interferirá no processo de criação visual do boneco gigante.

"Respeitamos muito os artistas e não procuramos interferir. Sabemos que os galos anteriores foram trabalhos bem feitos, mas buscamos dar uma oportunidade a novos artesões, a novas pessoas. A gente não arbitra em cima da parte artística do artesão. Não temos que ficar interferindo nisso", explica.

Revestida com penas de PVC, que variaram entre 60 centímetros e 4 metros, a fisionomia do Galo deste ano recebeu a assinatura do designer Walther Holmes, e gerou polêmicas quando o resultado final foi apresentado um dia antes do bloco sair pelas ruas. O artista foi escolhido pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife.

COMENTÁRIOS dos leitores