Da MPB a Anitta: artistas que gravaram jingles eleitorais
Vários cantores e cantoras da música brasileira já emprestaram suas vozes para fazer campanha para 'seus' candidatos. Você se lembra deles?
A cerca de uma semana para a votação das Eleições 2018, a discussão sobre quem declara seu apoio a candidato X, Y ou Z está, a cada dia, mais acalorada. O público cobra de seus ídolos um posicionamento enquanto eles o fazem de maneira velada ou, até mesmo, bastante escancarada.
Alguns, simplesmente, não o fazem. Mas, antes mesmo do alcance das redes sociais, os famosos já contavam com um meio de expressar seus ideais políticos: os jingles das campanhas. Relembre alguns nomes da música brasileira que já emprestaram suas vozes e caras em apoio a seus candidatos.
MPB
Alguns representantes da nata da música popular brasileira, em 1989, cantaram em coro a favor do então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva. Chico Buarque, Djavan e Gilberto Gil fizeram famosos os versos 'Lula Lá', do jingle Sem medo de ser feliz.
Forró
Um dos maiores mestres do forró, no Brasil, Dominguinhos, foi a voz do jingle do candidato Fernando Henrique Cardoso em duas eleições para presidente, em 1994 e 1998. o cantor não apareceu nos vídeos que ilustraram o jingle, mas era dele a voz em 'Levanta a mão'.
Sertanejo
A dupla Cesar Minotti e Fabiano fez campanha para o candidato ao governo do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, em 2010. Eles cantaram o jingle que, depois, ganhou versões com outros artistas como Rogério Flausino, do Jotaquest e Samuel Rosa, do Skank.
Pop
Vanessa Camargo formou dupla com seu pai, Zezé di Camargo, em jingle para o candidato à presidência Aécio Neves, em 2014. Além dos dois, também aparecem na gravação o cantor Beto Guedes, membros da Velha Guarda dda Mangueira e Chrystian, da dupla Chrystian e Ralf.
Anitta
Anitta declarou, nos últimos dias, que não se sente obrigada a se posicionar politicamente, ainda que seus fãs pensem o contrário, e protagonizou um tremendo mal estar com seu público por não falar a respeito. Mas, a descoberta da participação dela em campanhas políticas anteriores fazem valer, para ela, uma categoria à parte nesta lista. Em 2012, quando ainda era MC Anitta, a cantora fez campanha para Eduardo Paes, que concorria à prefeitura do Rio de Janeiro, ao lado de Buchecha, Diogo Nogueira, Dudu Nobre e outros artistas.