Letreiramento artesanal em exposição no Recife

Mostra acontece no Museu do Homem do Nordeste

sex, 28/09/2018 - 17:36
Divulgação/Damião Santana Divulgação/Damião Santana

O universo do letreiramento popular compõe os traços que desenham a nova exposição do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). 'Abridores de Letras de Pernambuco' entra em cartaz a partir deste sábado (29), às 14h. Na contramão dos tempos de hoje, onde a rapidez e praticidade vêm sobrepondo os processos manuais, o ofício do letreiramento artesanal ainda é uma tradição que sustenta muitos pernambucanos, nordestinos e brasileiros.

A mostra, que já havia sido exposta anteriormente no Sesc Campo Limpo (SP), ganha outras abordagens no contexto do Museu do Homem do Nordeste a nova curadoria amplia as interpretações do tema para além de questões estéticas, tratando de implicações antropológicas, sociológicas e econômicas, características à proposta pelo museu.

Como desdobramento da pesquisa “Abridores de Letras de Pernambuco – um mapeamento da gráfica popular”, realizada em seis cidades do litoral, agreste e sertão do estado – Recife, Gravatá, Caruaru, Arcoverde, Salgueiro e Petrolina –, a exposição Abridores de Letras de Pernambuco, conta com a orientação da equipe educativa do museu, o público poderá produzir letreiros que serão incorporados nas duas exposições em cartaz.

 Serviço

Exposição 'Abridores de Letras de Pernambuco'

Data: 29/09 das 14h às 17h

Museu do Homem do Nordeste (Avenida Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE)

Visitação: Ter, Qui, Sex 8h30-17h | Qua 8h30-21h | Sáb, Dom e feriados 13h-17h

Gratuito

 Por Denise Siqueira



COMENTÁRIOS dos leitores