Pernambuco perde acervo de Abelardo da Hora para a Paraíba

Obras deixadas pelo artista pernambucano serão doadas pela família para um memorial no estado vizinho

por Paula Brasileiro seg, 26/11/2018 - 15:58
Reprodução/Facebook Abelardo da Hora faleceu em 2014 Reprodução/Facebook

O acervo com as obras de um dos mais importantes artistas plásticos de Pernambuco será abrigado fora de sua terra natal. A família de Abelardo da Hora, falecido em 2014, autorizou a doação de suas obras para um memorial construído em homenagem ao artista na cidade de João Pessoa, na Paraíba. O anúncio foi feito através de carta aberta enviada pelos herdeiros do artista à imprensa pernambucana. 

A doação do acervo de Abelardo da Hora gerou polêmica nas últimas semanas. Na última sexta (23), a Secretaria de Cultura de Pernambuco afirmou, através de nota oficial, ter proposto que as obras fossem abrigadas em uma sala especial no museu Cais do Sertão. Porém, de acordo com os herdeiros do artista, o espaço não era condizente com o necessário para mantê-las a contento de maneira que a doação para a Paraíba foi a opção escolhida. "Antes de confirmar a doação do acervo do artista à Paraíba, a família mais uma vez ofereceu ao estado de Pernambuco a possibilidade de ficar com o referido acervo, desde que oferecesse as mesmas condições apresentadas pelo vizinho estado para abrigar, manter, preservar e divulgar a obra e memória de Abelardo da Hora. Infelizmente, o governo pernambucano não pôde oferecer as mesmas e definitivas condições postas pelo governo paraibano", diz a carta aberta da família.

Nesta carta, enviada ao Blog do Jamildo, a família do artista plástico explica ainda que desde seu falecimento, em 2014, tratou sobre a posse do acervo deixado por ele com o Governo de Pernambuco. Sem condições de manter as obras, os herdeiros tentavam, desde então, dar melhor destino a elas para que não se deteriorassem. Após receberem convites de museus nacionais e internacionais, eles receberam uma proposta do Governo da Paraíba que havia construído um memorial em homenagem ao artista, em João Pessoa. O espaço atendeu às expectativas da família que decidiu doar ao estado vizinho todo o acervo do artista. "A doação mantém viva a fraternidade entre os dois estados - irmãos culturais - pois, da mesma maneira que Pernambuco abriga, mantém, preserva e divulga a obra e memória do paraibano Ariano Suassuna, a Paraíba abrigrará, manterá, preservará e divulgará a obra e a memória do pernambucano Abelardo da Hora. Não há, portanto, nenhum prejuízo para a cultura de nenhum dos dois estados, nem para a cultura nordestina", diz o documento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores