Obra de Gilberto Freyre será tema central de seminário

O seminário de Tropicologia está marcado para acontecer próxima terça (26) e terá como tema principal "O olhar afetivo de Gilberto Freyre sobre Recife e Olinda"

sab, 23/03/2019 - 14:01

A 415º edição do tradicional Seminário de Tropicologia, com o tema “O olhar afetivo de Gilberto Freyre sobre Recife e Olinda”, fazendo homenagem ao aniversário das duas cidades e ao livro “Olinda – Guia Prático Histórico e sentimental de Cidade Brasileira”, que completou 80 anos, está marcado para acontecer próxima terça (26), às 10h na Sala Gilberto Freyre, na Fundaj/ Casa Forte.

Quem coordena o Seminário é a antropóloga Fátima Quintas, que trabalhou durante 37 anos na Fundaj e dará a palestra.

O Seminário de Tropicologia faz parte da tradição da Fundação Joaquim Nabuco. Foi fundado em 1966 na Universidade Federal de Pernambuco por iniciativa do mestre Gilberto Freyre e depois chegou à instituição fundada por ele. O seminário inspirou o debate em torno das questões que ele chamou de tropicologia. No entanto, os estudos são abrangentes e dizem respeito aos problemas sociais, econômicos, culturais das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A tropicologia foi sempre tratada como uma prioridades nas gestões das Fundação Joaquim Nabuco, enquanto Gilberto esteve vivo para prestigiá-la. Nesse ano, a Fundaj retomará essa programação por duas direções. Segundo o presidente Alfredo Bertini, uma será em função das comemorações dos 70 anos da casa e será com foco nas discussões em torno dos nomes dos patronos da casa  que comemoram datas redondas, Joaquim Nabuco 170 anos e Gilberto Freyre 120.

A Fundaj vai direcionar a primeira etapa desse seminário para discutir as obras de Joaquim Nabuco e de Gilberto Freyre. Já a outra direção dos seminários está sendo proposta e consiste em um fórum permanente de desenvolvimento do Nordeste. Alfredo Bertini, presidente da fundação, explica que será direcionado às prioridades institucionais que passam pelo desenvolvimento regional na qual temáticas como água e recursos hídricos, educação e qualidade da gestão municipal serão abordadas.

Serviço

415º edição do tradicional Seminário de Tropicologia “O olhar afetivo de Gilberto Freyre sobre o Recife e Olinda”

26 de março | 10h

Sala Gilberto Freyre, Fundaj/Casa Forte (Av. Dezessete de Agosto, 2187 - Casa Forte, Recife - PE)

*Com informações da assessoria 

COMENTÁRIOS dos leitores