No Pará, cultura ganha dois editais para o teatro

Projetos Pauta Livre e Sala de Ensaio têm como objetivo apoiar a produção e apresentação de espetáculos cênicos

seg, 01/04/2019 - 17:12
Sidney Oliveira/Agência Pará Secretária Ursula Vidal: editais atendem a uma antiga demanda dos artistas Sidney Oliveira/Agência Pará

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou nesta segunda-feira (1º) mais dois editais para as artes cênicas: o Edital Pauta Livre e o Edital Salas de Ensaio. O objetivo é apoiar o processo criativo, a produção e a apresentação de espetáculos cênicos, permitindo o acesso dos artistas à estrutura mínima necessária ao aprimorando da linguagem e à difusão e circulação das montagens.

De acordo com a Secretária de Cultura, Ursula Vidal, os editais atendem a uma demanda antiga da categoria. "É uma felicidade a publicação desses dois editais, pois eles foram solicitados pelos próprios fazedores das artes cênicas, na primeira escuta do setorial que fizemos, ainda em fevereiro. Estamos apenas iniciando um processo que vai ganhar escala e atender também à necessidade de editais de fomento para a criação e circulação de novos espetáculos”, afirmou.

O edital de seleção, além de criar o Projeto Pauta Livre, regulamenta a cessão de pautas em espaços administrados pela Secult, para a apresentação de espetáculos de artistas ou grupos, amadores ou profissionais das artes cênicas, vinculados aos segmentos de Teatro Infanto-Juvenil, Contação de Histórias e Dança de Rua. O Projeto Pauta Livre será executado no decorrer do ano de 2019.

O Projeto Ensaio Aberto regulamenta a cessão de salas de ensaio, em espaços administrados pela Secult, para atividades de estudo, pesquisa e montagem de espetáculos por artistas ou grupos, amadores ou profissionais das artes cênicas, como teatro, dança, performance e circo. O Projeto Ensaio Aberto será executado no período de 1 de abril a 30 de dezembro de 2019.

A inscrição obedecerá aos seguintes prazos para cada uma das seleções: 1ª Seleção de 01 a 30 de abril (para execução em maio, junho e julho); 2ª Seleção de 01 a 30 de julho (para execução em agosto, setembro e outubro) e a 3ª Seleção de 01 a 30 de setembro (para execução em novembro e dezembro). 

As inscrições para os dois editais são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, com entrega de proposta em uma via, no protocolo da Secult (avenida Magalhães Barata, 830). É imprescindível que, antes de dar início aos procedimentos de inscrição, os interessados leiam o edital que pode ser baixado diretamente no site da secretaria. Mais informações pelo telefone (91) 4009-8466.

Da assessoria da Secult.

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores