Culinária criativa é atração em festival de gastronomia

Com pratos variados e música ao vivo, a terceira edição do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo agitou o Mercado Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso, em Belém

ter, 13/08/2019 - 13:39

A terceira edição do Circuito Gastronômico - Mercado Criativo foi realizada no dia 11 de agosto, no Mercado de Carne Francisco Bolonha, no Ver-o-Peso, em Belém. Durante o evento as boieiras participaram de um concurso que elegeu o melhor prato, por voto popular.

A coordenadora do evento, Cláudia Sadala, destacou que o Circuito é importante tanto para os trabalhadores do mercado quanto para os frequentadores. “Essa é uma forma de envolver a todos, movimentar a economia e divulgar a nossa cultura. As boieiras do mercado Bolonha foram capacitadas no curso de Gastronomia da UNAMA - Universidade da Amazônia durante dez dias e criaram um prato especialmente para o evento”, disse. Houve também uma votação para eleger o melhor prato criativo do festival e o vencedor foi o "Filhote na manteiga ao molho de gengibre".

Bruno Moraes, coordenador do curso de Gastronomia da UNAMA, assinalou a importãncia da capacitação das boieiras pela instituição. "As boieiras são a nossa alma. A gente lembra que Belém é a cidade criativa da gastronomia", observou. Segundo Bruno, as boieiras carregam o "sentimento de pertencimento e reconhecimento da gastronomia da cidade".

Elaine Keuffer, aluna do curso de Gastronomia, relatou que a experiência e contato com o mercado local foram muito importantes em sua capacitação. "O evento é uma forma de envolver pessoas e a comunidade com a culinária local. No treinamento pude aprender novas combinações de sabores, conhecer novos temperos e na preparação do prato coloquei em prática tudo que aprendi", contou Elaine.

Cláudia Follman, estudante de Gastronomia, disse que a participação no evento trouxe mais experiência para sua formação. "Não tem prova ou estágio melhor que a prática, do que você presenciar e viver esse momento, essa fase desde o preparo até o término do prato", finalizou Cláudia.

Por Bruna Braz.

 

COMENTÁRIOS dos leitores