Recife recebe exposição sobre a vida de Alceu Valença

Intitulada 'A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação', a exposição traz fotos, pinturas, brinquedos e objetos eletrônicos para o público mergulhar de forma lúdica, na vida e carreira do artista

por Waleska Andrade qua, 16/10/2019 - 09:48
Divulgação / Bruna Andrade Vida e trajetória artística do cantor Alceu Valença viram exposição interativa no MEPE Divulgação / Bruna Andrade

Considerado um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, o cantor Alceu Valença é tema da exposição interativa “A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação”, que inaugura no dia 5 de novembro, no Recife. Em cartaz até o dia 5 de janeiro de 2020, no Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), a mostra reúne cerca de 20 obras inéditas que remontam de forma imersiva a carreira e trajetória de vida do artista.

A partir de pinturas, instalações interativas e objetos eletrônicos, a exposição tem curadoria da artista plástica e designer Rose Pepee e proporciona, de forma lúdica, a interação do público com a história do músico. Seja nas canções, na literatura ou no cinema, a exposição transforma cada vertente do pernambucano em um espetáculo, que permite inúmeras interpretações ao espectador, por meio de diversas linguagens artísticas.

Entre as obras expostas, destaca-se a instalação “Linha do Tempo”, na qual é possível ouvir por meio de audiodescrição em um headphone, histórias contadas pelo próprio Alceu. Outro ponto alto da mostra é a “Luneta do Tempo”, equipamento interativo audiovisual que brinca com o primeiro filme produzido pelo artista.

Com quase 50 anos de carreira, Alceu Valença é um dos mais celebrados artistas do país. Dono de canções emblemáticas que marcam diferentes gerações, à exemplo de “Anunciação”,“Tropicana”, “Pelas ruas que andei” e “La belle de Jour”, o artista de 73 anos arrasta multidões e corações com frevos, cocos e cirandas, que misturadas ao rock, guitarras, baixo e sintetizadores eletrônicos formam um estilo único que representa o Brasil e a essência e regionalidade do Nordeste.

“A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação” inaugura em 5 de novembro às 19h, em Vernissage para convidados e com a presença do artista. As visitas à exposição poderão ser feitas a partir do dia 6 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e das 14h às 17h, nos sábados e domingos.

Serviço 

Exposição em homenagem à Alceu Valença

6 de novembro | 9h

Museu do Estado de Pernambuco (Av. Rui Barbosa, 960 – Graças)

R$ 10 Inteira, R$ 5 Meia

Entrada gratuita nas quartas-feiras

Informações: (81) 3184-3170

COMENTÁRIOS dos leitores