Bial diz que Democracia em Vertigem é 'insuportável'

Jornalista declarou que o documentário de Petra Costa é uma 'ficção alucinante'

por Paulo Uchôa seg, 03/02/2020 - 19:31
Reprodução/TV Globo Em entrevista à Rádio gaúcha, Pedro Bial afirmou que riu ao assistir 'Democracia em Vertigem' Reprodução/TV Globo

O jornalista Pedro Bial fez duras críticas ao documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, que está concorrendo ao Oscar 2020. Durante uma entrevista à Rádio Gaúcha, Bial afirmou que o filme idealizado por Petra é apenas uma "ficção insuportável".

No bate-papo, ele disse que riu com o que assistiu. "Eu dei muita risada. É um 'non sequitur' [expressão em latim que significa "não se segue"] atrás do outro. Tira conclusão de que algo leva a outro sem a menor relação causal. O filme vai contando as coisas, me desculpem a expressão, num pé com bunda danado", disse.

Em um outro momento na rádio, Bial declarou: "É um filme de uma menina dizendo para a mamãe dela que fez tudo direitinho, que ela está ali cumprindo as ordens e a inspiração de mamãe, somos da esquerda, somos bons, não fizemos nada, não temos que fazer autocrítica. Foram os maus do mercado, essa gente feia, homens brancos, que nos machucaram e nos tiraram do poder, porque o PT sempre foi maravilhoso e Lula é incrível".

Encabeçando os trending topics do Twitter, o apresentador da TV Globo dividiu opiniões. A deputada federal Carla Zambelli (PSL) anfinetou Petra Costa após a entrevista polêmica de Pedro Bial. "É capaz de nem Hollywood acreditar nessa farsa [documentátio]", tuitou a parlamentar.

COMENTÁRIOS dos leitores