Top 5: atrizes que viveram personagens fortes nas novelas

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o LeiaJá relembra a força feminina em papéis marcantes nas tramas da Globo

por Paulo Uchôa dom, 08/03/2020 - 11:00

No ar em Éramos Seis como a batalhadora Lola, Gloria Pires vem arrancando suspiros e elogios na internet pelo modo que conduz a sua protagonista. Embora tenha enfrentado momentos angustiantes na novela, a personagem transita pela garra de viver intensamente. Assim como Gloria, outras atrizes ganharam o carinho do público com interpretações arrebatadoras.

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, neste domingo (8), o LeiaJá relembra cinco papéis femininos que foram pilotados com vigor em tramas de sucesso da TV Globo.

Jô Penteado (Christiane Torloni)

Na década de 1980, a novela A Gata Comeu fez sucesso entre os telespectadores. Com direção de Herval Rossano, a trama abocanhou a atenção do público pela atuação da atriz Christiane Torloni. A personagem Jô Penteado, apesar de ser bastante mimada pelo pai Horácio, não media esforços para viver sua liberdade. Forte e decidida, Jô expressava seus amores e ódios sem medo do que as pessoas ao redor iriam falar.

Tieta (Betty Faria)

Escrita por Aguinaldo Silva, Tieta, entre 1989 e 1990, liderou o horário nobre com as histórias surrealistas da pacata Santana do Agreste. Baseada na obra de Jorge Amado, a novela é lembrada até hoje pela entrega potente da atriz Betty Faria. A protagonista não tinha medo de enfrentar os questionamentos maldosos dos moradores da cidade. Expulsa pelo pai quando era jovem, Tieta retornou à cidade decidida, pronta para encarar o desafio de se vingar de quem a humilhou.

Helena (Vera Fischer)

Manoel Carlos, longe da Globo desde 2014, soube dosar na medida certa os tons dos seus personagens. Entre junho de 2000 e fevereiro de 2001, o Brasil se concentrava na frente da TV para acompanhar os dramas de Laços de Família. Protagonizada por Vera Fischer, a trama de Maneco explorou a vida de altos e baixos da esteticista Helena. Dona de uma clínica de beleza, Helena ia a fundo nos seus sentimentos. Travando uma batalha com a própria filha, a estudante Camila, a personagem de Vera não dava o braço a torcer quando era confrontada. Sempre com uma resposta na ponta da língua, Helena mostrava no folhetim toda sua bravura em querer ao máximo viver com intensidade cada minuto que lhe era proporcionado.

Preta (Taís Araújo)

Em 2004, João Emanuel Carneiro fez história na TV Globo com mais uma clássico da teledramaturgia. A novela Da Cor do Pecado, que teve no elenco Lima Duarte, Giovanna Antonelli, Tuca Andrada, Reynaldo Gianecchini, Rosi Campos e Aracy Balabanian, conquistou a audiência ao mostrar a luta diária da sonhadora Preta, interpretada por Taís Araújo. Lutando contra o racismo e todas as armações da vilã Bárbara, a personagem de Taís não engolia desaforo. Pronta para viver intensamente ao lado dos seus amores, o filho Raí e o galã Paco, Preta estava sempre disposta a conquistar os seus sonhos com muita determinação e verdade.

Maria do Carmo (Susana Vieira)

Sucesso de crítica, Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, fez da personagem Maria do Carmo (Susana Vieira) uma verdadeira heroína. Apesar de passar anos em busca da filha roubada por Nazaré Tedesco (Adriana Esteves/Renata Sorrah), a protagonista lutava com unhas e dentes para ajudar as pessoas que lhe cercavam. Incansável, Maria do Carmo sempre colocava metas na sua vida, mas sem passar por cima de ninguém. Odiada pela vilã Nazaré, e apelidada por ela de anta nordestina, a personagem de Susana driblava qualquer situação embaraçosa com muita sabedoria.

COMENTÁRIOS dos leitores