Dia da Imprensa: 5 filmes que retratam o trabalho livre

Em tempos de ataque a profissionais da comunicação, o LeiaJá traz uma lista com obras que podem transmitir um resumo de como é a vida dos jornalistas em circunstâncias diversas

por Alex Dinarte seg, 01/06/2020 - 18:50

No Brasil, a data de 1 de junho é lembrada como o Dia da Imprensa. Celebrado em homenagem ao início da circulação do jornal Correio Braziliense, em 1960, os profissionais da comunicação jornalística são reverenciados de modo oficial neste dia.

Em meio aos ataques diários ao trabalho livre da cobertura jornalística em diversos aspectos e segmentos, o LeiaJá traz uma lista com cinco filmes que podem resumir como é a vida dos jornalistas em diferentes situações e em circunstâncias diversas. Veja:

Todos os Homens do Presidente (1976) 

Sem medir as consequências de sua atuação como repórter, um jornalista do The Washington Post inicia uma investigação sobre um assalto à sede do Partido Democrata no condomínio Watergate. O trabalho do periodista deu origem ao maior escândalo de corrupção da história dos Estados Unidos e destituiu do cargo de autoridade máxima do país o então presidente Richard Nixon (1913-1994).

Repórteres de Guerra (2010)

A obra do diretor Steven Silver mostra os dias que antecedem as primeiras eleições diretas para presidente da África do Sul, após 46 anos do regime do Apartheid. Um grupo de jovens repórteres vai ao país fazer a cobertura do pleito mas, ao chegarem ao continente africano, se deparam com o risco de morte por tamanha violência, miséria e desigualdade. Os jornalistas passam  a ter noção muito diferente do que viveram em suas rotinas até então.

Argo (2012)

No Irã, em meio à crise diplomática do final do anos 1970 que leva o povo a protestar contra a influência dos Estados Unidos, seis representantes do país norte-americano conseguem escapar de uma invasão à embaixada estadunidense na capital Teerã. O grupo hospeda-se na casa do embaixador do Canadá, mas corre risco. Para resgatar os diplomatas do Oriente Médio, Tony Mendez, um agente da CIA vivido pelo ator e diretor Ben Affleck, sugere a elaboração falsa de uma grande produção de Hollywood, a ficção científica Argo.

Spotlight – Segredos Revelados (2016)

O drama de Tom McCarthy, baseado em uma história real, relata o empenho de jornalistas que conseguem provas documentais para acusar padres pedófilos na cidade de Boston (EUA). Mesmo ciente dos crimes de abuso sexual contra crianças das cercanias, a Igreja Católica do estado de Massachussets encobria os casos e apenas transferia os acusados sem responderem pelos atos.

The Post – a Guerra Secreta (2017)

Os donos do jornal diário The Washington Post vivem uma grave situação financeira no início da década de 1970. Antes de a empresa abrir suas ações na bolsa de valores para ganhar fôlego e não quebrar de vez, o editor-chefe tem acesso a documentos que denunciam irregularidades do governo federal dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã (1955-1975). As provas chegam até ele após os tribunais censurarem matérias especiais do The New York Times sobre o caso a pedido do presidente Richard Nixon. A missão do jornalista é convencer os chefes a noticiarem o caso em nome da liberdade de imprensa.

COMENTÁRIOS dos leitores