Conheça 5 artistas indígenas contemporâneos

Lista traz brasileiros e estrangeiros que vão além da ancestralidade em suas letras

por Junior Coneglian sex, 12/06/2020 - 17:51
Divulgação Divulgação

Carregada de rezas, ritos e festas, as celebrações indígenas são repletas de músicas que exaltam a ancestralidade. De forma mais genuína, respeitando suas raízes e legitimando a voz de seu povo, a nova geração de artistas indígenas não se contenta em expressar suas artes apenas em sua região, mas, com poesia, entregam um interessante trabalho ao grande público.

LeiaJá mostra cinco nomes de destaque que merecem ser ouvidos. Confira:

  

1. Djuena Tikuna - É uma cantora e jornalista do Amazonas que fez história, em 2017, ao tornar-se a primeira indígena a protagonizar um espetáculo musical no Teatro Amazonas, nos 121 anos de existência do local. No mesmo ano, ela lançou o álbum "Tchautchiüãne"

2. Brisa Flow -  Para a multiartista mineira, "o que sustenta o corpo é a identidade". "Me enxergo como mulher indígena desde criança", diz ela, que carrega essa ideologia em suas letras. A costura de seu álbum "Flow da Brisa" se dá através de gêneros como o hip-hop, música brasileira e R&B, além de sonoridades que são compostas por batuques ancestrais.

3. Edivan Fulni-ô - Cantor e compositor pernambucano, ele é integrante do grupo musical Coisa de Índio. Estudante de agronomia na Universidade Federal de Feira de Santana (UEFS), foi finalista do 14º Festival Metropolitano de Música Vozes da Terra.

4. Oxóssi Karajá - O artistas se expressa por meio do rap indígena. Em suas letras, a crença e a reza xamânica se fazem presentes e trazem o trabalho para a modernidade. O indígena denuncia a violência contra seu povo sem deixar sua ancestralidade de lado.

5. Stan Walker - É cantor e ator Maori, que ficou famoso ao participar do "Australian Idol", em 2009. Faz sucesso na Nova Zelândia e Austrália, e em seus videoclipes exalta a cultura do seu povo.

 

COMENTÁRIOS dos leitores