Lei Aldir Blanc: sai a lista de premiados em audiovisual

Associação gestora de edital seleciona 52 projetos que receberão recursos para novos produtos

seg, 01/02/2021 - 11:16

A Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará divulgou o resultado final da seleção de projetos para o edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc, para todo o Estado. Foram quase 300 inscrições recebidas e direcionadas a todas as categorias oferecidas. Os 52 projetos premiados receberão recursos para desenvolver novos produtos audiovisuais.

Os projetos inscritos passaram por duas fases de habilitação, e os avaliadores consideraram, a partir de itens a serem mensurados e pontuados, a inventividade, a qualidade artística e relevância cultural, viabilidade técnica, coerência da proposta e contribuição na promoção de acessibilidade das ideias. “A equipe de pareceristas se debruçou para escolher projetos viáveis e bem justificados de maneira que essa produção a ser desenvolvida no próximo trimestre seja expressiva do cinema paraense”, afirma Deize Botelho, da equipe gestora do edital.

Criada em junho de 2020 para alimentar as várias cadeias produtivas, entre outros objetivos, a Lei Aldir Blanc surgiu durante um ano de paralisações e perdas para o setor cultural, analisa Indaiá Freire, produtora e realizadora paraense, uma das ganhadoras do edital: “Sabemos que muitas funções e serviços movimentam o mercado atrelado à cultura, fazendo a roda econômica girar, e toda iniciativa nesse sentido é louvável. Torço para que outras iniciativas, como esta, sejam replicadas”, disse.

A diversidade geográfica foi amplamente reconhecida pelo resultado do edital: oito regiões de integração do Pará, representadas por trezes municípios, foram contempladas. O projeto "Entre resistir, persistir e existir: relatos de resistências políticas na Resex Rio Xingu pós-Belo Monte", contemplado na categoria de produção de curta-metragem, do município de Altamira, no Xingu, propõe a criação de uma memória de líderes dando voz a quem abriu caminho à luta em favor dos direitos fundamentais das comunidades locais. “Vimos neste edital a chance de realizar o filme”, conta Dimitria Leão, proponente do projeto.

Os projetos serão desenvolvidos e finalizados até o mês de abril, quando os resultados serão conhecidos e divulgados.

Serviço

Resultado final do edital de audiovisual da Lei Aldir Blanc Pará. Acesse www.aldirblancaudiovisualpa.org

Da Ascom da Associação de Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará.

 

COMENTÁRIOS dos leitores