Teatro WeDo! estreia com experiência de realidade virtual

Além das peças, plataforma digital terá ambiente e interação com avatares

por Alfredo Carvalho qua, 17/02/2021 - 15:46
Divulgação / WeDo! Sala onde ocorrem os espetáculos virtuais do WeDo! Divulgação / WeDo!

No próximo dia 25, às 21h, estreia a plataforma de teatro virtual WeDo!. Na ocasião, o espetáculo inaugural, "O Balaiado do Deus Morto", do teatrólogo Flávio de Carvalho (1899-1973), terá sessão com ingressos gratuitos. O serviço vai apostar em outras produções online, além de interações para aproveitar a onda virtual que foi potencializada em 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

Em março, o WeDo! disponibilizará a segunda temporada da peça "Fala Comigo", onde duas atrizes apresentam a história de um indivídou e seus conflitos internos, devido a um período de solidão. A peça tem direção de Carolina Guimarães.

Também estará na programação da companhia a montagem online de "O Maior Tesouro do Mundo", programada para abril. A peça é inspirada no universo dos games e das animações 2D. "LOVE+" é outra atração prevista para agosto, com direção de João Mar e Pedro Leão. O espetáculo aborda temas da comunidade LGBTQI+.

Da esq. à dir.: Pedro Leão, Carolina Guimarães e João Mar, diretores da WeDo! | Foto: Malu Aragão

De acordo com a companhia, a plataforma é baseada no sistema de realidade virtual e oferecerá ao espectador a experiência dos trajetos que ocorrem no teatro presencial, como ir à bilheteria, caminhar até a sala do espetáculo e sentar na poltrona. "A ideia é ampliar e criar mesas de bate-papo no Café, personagens avatares pelo teatro, que vão oferecer formas de interação. Criar um pequeno jogo, e claro, seu próprio avatar", explica Carolina, que também é sócia da WeDo!.

Os criadores da experiência do teatro virtual usaram como referência o simulador de vida para computadores "The Sims" (2000), e buscaram por uma maneira de adaptar essa experiência ao espetáculo digital. "Não é apenas a peça teatral que é uma experiência, mas o ato de ir ao teatro também é. Foi aí que surgiu a ideia de democratizar a experiência do teatro como um todo", diz Carolina.

O WeDo! pretende trabalhar em peças que tragam a experiências dos games, do audiovisual e das animações. A plataforma virtual da WeDo! será lançada junto a estreia das apresentações. Mais informações de endereços virtuais poderão ser acompanhadas no www.wedoentretenimento.com.

COMENTÁRIOS dos leitores