Sete filmes para refletir sobre o Dia da Consciência Negra
No Dia da Consciência Negra, veja filmes que ajudam a entender mais sobre a data
20 de novembro é a data da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros na luta pela abolição da escravatura no Brasil. Em sua homenagem, desde 2011 se atribui a data como o Dia da Consciência Negra, que busca trazer a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Pensando na importância de reflexão da data, o LeiaJá traz uma lista com filmes que podem ajudar você a entender melhor a luta diária dos negros:
Quilombo – Youtube
Um clássico dos filmes nacionais, Quilombo retrata a história de Ganga Zumba, ex-escravo em fuga que se torna líder do quilombo dos Palmares e mais tarde, ensina seu filho Zumbi, a lutar pela abolição da escravatura no Brasil.
Histórias Cruzadas – Star+
O longa baseado no livro “The Help” retrata a relação de uma patroa branca, interpretada por Emma Stone, com suas empregadas negras, em plena época da luta pelos direitos civis nos EUA. Destaque para Octavia Spencer que chegou a vencer o Oscar de atriz coadjuvante pelo seu papel no filme em 2012.
12 Anos de Escravidão – Star+
Solomon Northup é um negro livre, que ao aceitar um emprego em outra cidade, é sequestrado no caminho e vendido como escravo por seus dois senhores por 12 anos.
Estrelas Além do Tempo - Telecine
Durante a Guerra Fria entre EUA e Rússia, três mulheres afrodescendentes, cientistas da NASA, são a peça chave para vitória dos norte-americanos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história da corrida espacial.
Malcom X – Amazon Prime
A história do líder ativista americano, que teve o pai morto pela Klu Klux Klan e a mãe internada por insanidade. Como protagonista, Denzel Washington deu seu melhor e deu um show no papel de Malcom.
Selma, Uma Luta Pela Igualdade – Amazon Prime
O drama retrata a luta de Martin Luther King Jr. e outros para garantir o direito de voto dos negros, de uma forma pacífica, partindo da cidade de Selma, interior do Alabama. No papel do pastor King, o ator David Oyelowo.
Invictus – HBO Max
Retratando o fim do apartheid, a África do Sul tem Nelson Mandela como presidente buscando liderar um país dividido de forma racial e econômica. Como estratégia, se une ao capitão do time de Rúgbi e promove a união a partir da Copa do Mundo do esporte, em 1995.