Exposição de pintura aborda memória e cenários paraenses

Mostra vai marcar a programação da abertura oficial do Espaço Cultural Rebujo, no centro histórico de Belém

qui, 25/11/2021 - 10:39

“Memorabilia” dá nome à primeira exposição individual do artista Felipe Ferreira, que pode ser vista gratuitamente na galeria Itaoca, localizado no Espaço Cultura Rebujo de 25 de novembro a 28 de dezembro. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Felipe busca em elementos domésticos pontos em comum que ativem a memória afetiva do público paraense.

“O processo de criação das obras foi uma pesquisa/imersão em álbuns de fotos antigas da minha família e umas boas horas de conversa com meus parentes mais próximos, foi algo bem espontâneo que aos poucos ia me mostrando os caminhos que eu deveria seguir. E acabei esbarrando em memórias que estavam adormecidas e outras que foram ressignificadas, fazendo com que toda essa experiência se tornasse em uma viagem de autoconhecimento”, declara Felipe sobre Memorabilia.

A obra de Felipe Ferreira se assemelha aos objetivos do Rebujo, espaço cultural que já promoveu o retorno de grandes artistas paraenses aos palcos, e após aprovação do público lança oficialmente a casa no circuito cultural de Belém. A vontade de abrir um espaço que unisse arte, gastronomia, literatura, poesia, moda, audiovisual, música, educação e eventos surgiu em 2018, quando Yasmin Almeida ainda morava em São Paulo. 

“Eu frequentava um bar em São Paulo que tinha uma veia artística muito forte. Ali vivi um pouco dos meus melhores dias e, ao retornar a Belém, percebi que fazia falta um lugar agregador e acolhedor”, lembra a sócia-proprietária. 

Ao sair do hospital que trabalhava no início da pandemia, Yasmin aproveitou para mergulhar de cabeça no sonho, e junto com ela o sócio e produtor audiovisual, Paulo Favacho.

“Tirar Rebujo do papel em meio a uma pandemia foi uma construção orgânica e desafiadora. Realizada por nós, familiares e amigos, arregaçamos as mangas e com passo de formiguinha fomos pintando, emassando paredes, decorando, arrumando, e após 1 ano e 8 meses, finalmente, estamos conseguindo inaugurar esse projeto tão sonhado, que é esta casa, que quer agregar, acolher e misturar, com a exposição do Felipe, artista que assina as artes já existentes na casa”, conta o sócio, Paulo Favacho. 

O Espaço Cultural Rebujo abre as portas oficialmente ao público nesta quinta-feira, 25, com a abertura da exposição “Memoriabilia”na galeria Itaoca, dentro do espaço. Rebujo fica na Rua São Boa Ventura, 171, no bairro da Cidade Velha.

Na galeria de fotos, veja alguns trabalhos de Felipe Ferreira.

Serviço

Aabertura da exposição “Memoriabilia”, de Felipe Ferreira.

Data da abertura: quinta-feira, 25 de novembro de 2021.

Período de visitação: 26 de novembro até 28 de dezembro.

Hora: a partir das 18h.

A partir do dia 1º de dezembro, a Casa abrirá a partir das 14h.

Local: Galeria Itaoca - Espaço Cultural Rebujo (Rua São Boa Ventura, 171, no bairro da Cidade Velha).

Da assessoria do evento.

 

COMENTÁRIOS dos leitores