I Festa Literária de Belém homenageia autores regionais

O evento gratuito, no Centur, tem exposição e venda de livros, oficinas e atrações culturais. Antônio Juraci Siqueira, João de Jesus Paes Loureiro, Zélia Amador de Deus e Heliana Barriga são alguns dos escritores homenageados.

ter, 20/09/2022 - 18:47

Embed:

A celebração da arte literária tomou conta do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), na tarde de sexta-feira (16), com a abertura da I Festa Literária de Belém (Flibe), promovida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O festival faz parte da I Bienal de Artes de Belém e segue até o dia 23 de setembro.

Para o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, é uma honra prestigiar a primeira Flibe que dará incentivo à leitura da população e passará a fazer parte da agenda cultural da cidade.

“É um encontro, é uma festa, aqui é um lugar de paixão pelo futuro socialmente justo de respeito a natureza, democrático. É isso que a literatura, poesia e a ciência fazem”, diz.

A professora e historiadora Larissa Rayanne Oliveira, 27 anos, acredita que a iniciativa de criação da festa literária é importante para popularizar e incentivar o acesso da população à literatura.

“A literatura é um evento que deve ser repassado e quando tem um evento como esse, um evento grande, o povo fica conhecedor da cultura, da arte e da literatura. Esse tipo de evento agrega dessa forma, as pessoas têm mais acesso porque às vezes o conhecimento não vai para o povo e quando um evento desse chega, as pessoas começam a ouvir e conhecer mais da literatura”, afirma.

A programação da I Festa Literária conta com oficinais de formação em artes e educação, bate-papos sobre a literatura (LGBTQIA+, indígenas, afro-brasileiras, feministas, dentre outras palestras), apresentações artísticas de escolas infantis, feiras de artesanatos, apresentações teatrais e conta com espaço lúdico infantil.

Programação

Centro Cultural Tancredo Neves – CENTUR (Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré, Belém - PA, 66035-340).

•        20/09 (terça-feira) - Cia. do Nosso Jeito e Delcley Machado.

•        21/09 (quarta-feira) - Inesita e Dayse Addario.

•        22/09 (quinta-feira) - Eduardo Du Norte e os Tambores.

 Espetáculo Encantados

•        23/09 (sexta-feira) - Gigi Furtado.

 

Bienal das Artes – Aldeia Cabano (Av. Pedro Miranda, 2060 - Pedreira, Belém - PA, 66085-026).

•        20/09 (terça-feira) - Cortejo das manifestações culturais, performance chegada do cortejo, Para Sempre Ruy e Simone.

•        21/09(quarta-feira)- Coral infanto-juvenil (Semec), Dona Onete, Gretchen, Fruto Sensual e a parelhagem Crocodilo.

•        22/09 (quinta-feira) - Escola Municipal de Dança - Silvio Leandro, Nilson Chaves, bando Mastodontes, Hamilton Holanda e Zeca Baleiro.

•        23/09 (sexta-feira) - Coral Projeto Histórias Cantadas "Pirão de Açaí", Festival de Música Brasileira, Sabah Moraes e Johnny Hooker.

•        24/09 (sábado)- Professores Semec, Choro do Pará, Marco André, Felipe Cordeiro e Vozes d'África.

•        25/09 (domingo) - Xaxá e Banda, grupo Tem Mulheres na Roda de Samba, Bião e Banda e Teresa Cristina.

Por Amanda Martins, Gabrielle Nogueira e Clóvis de Senna (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores