Alan Moore, autor de Watchmen, declara apoio a Lula

Escritor publicou uma carta aberta destacando qualidades do líder do PT

por Paulo Uchôa sex, 28/10/2022 - 17:37

Alan Moore, autor de Watchmen e V de Vingança, publicou uma carta aberta para falar das eleições do Brasil. Em sua postagem, nesta sexta-feira (28), o britânico firmou apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno. O escritor não economizou palavras ao falar do líder do Partido dos Trabalhadores.

"Como um anarquista, existem muito poucos líderes políticos que eu poderia tolerar completamente, muito menos apoiar. Porém, com tudo o que eu ouvi ou li sobre ele, Luiz da Silva, Lula, parece ser um desses raros indivíduos", disse.

Na postagem, Alan ainda destacou qualidades de Lula que possam ser positivas para o povo brasileiro: "Suas políticas parecem ser justas, humanas e práticas e, da forma como eu entendo, ele prometeu reverter muitas das mais desastrosas decisões de Bolsonaro. Reparar o dano desses últimos cinco anos certamente não seria fácil ou sem custos, e da Silva estaria herdando uma paisagem política muito desfigurada".

O conteúdo endereçado aos eleitores do Brasil também alfinetou o governo de Jair Bolsonaro (PL). Alan Moore aproveitou para criticar Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, pontuando semelhanças com Bolsonaro.

"Desavergonhadamente monstruosos, eles têm perseguido minorias raciais e religiosas, ou seus povos nativos, ou os pobres, ou as mulheres, ou pessoas de outras sexualidades, ou todos esses juntos. Enquanto a pandemia ainda se desenvolvia, eles colocaram seus posicionamentos políticos e suas doutrinas financeiras acima da segurança de suas populações, capitaneando centenas de milhares de mortes potencialmente desnecessárias; centenas de milhares de famílias devastadas, e de comunidades devastadas", afirmou.

Por mim, Alan Moore disse que a eleição brasileira está "equilibrada no fio da navalha", fazendo com que o mundo inteiro esteja prestando atenção no resultado. 

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores