Relembre cinco atores que interpretaram cientistas

Interpretações emblemáticas já renderam indicações ao Oscar

por Camily Maciel qui, 24/11/2022 - 17:42
Reprodução / YouTube - Universal Pictures Brasil Reprodução / YouTube - Universal Pictures Brasil

Hoje (24) é comemorado o Dia Mundial da Ciência. Alguns cientistas, além de terem sido geniais, também possuíam histórias de vida cheias de dedicação e superação. Não é à toa que várias dessas trajetórias já foram contadas através de filmes e alguns até receberam indicações ao Oscar.A equipe do LeiaJá relembra cinco atores que interpretaram nas telonas os cientistas famosos. 

O Jogo da Imitação (2014) - Benedict Cumberbatch deu vida ao matemático Alan Turing (1912-1954). Em 1939, a recém-criada agência de inteligência britânica MI6 recruta Alan Turing, um aluno da Universidade de Cambridge, para entender códigos nazistas, incluindo o “Enigma”, que os criptógrafos acreditavam ser inquebrável. A equipe de Turing analisa as mensagens de “Enigma”, enquanto ele constrói uma máquina para decifrá-las. Após desvendar as codificações, Turing se torna um herói. Porém, em 1952, autoridades revelam sua homossexualidade e a vida dele vira um pesadelo. Disponível na Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max, YouTube, Apple TV e Google Play.  

 Teoria de Tudo (2014) - Eddie Redmayne deu vida ao cientista Stephen Hawking (1942-2018). O ator precisou treinar para poder reproduzir alguns movimentos corporais do físico teórico, que sofria de esclerose. Ele também ficou incrivelmente parecido com o cientista quando mais novo. O filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas com o tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade. Disponível na Amazon Prime Video, Globoplay, Star +, YouTube, Apple TV e Google Play.  

Marie Curie (2016) - Karolina Gruszka interpretou a física e química Marie Curie (1867-1934). Traduzido do inglês - Marie Curie: The Courage of Knowledge, é um filme de drama coproduzido internacionalmente, dirigido por Marie Noelle. Foi exibido na seção Contemporary World Cinema no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2016. Fez sua estreia nos Estados Unidos no Festival de Cinema Judaico de Nova Iorque em 2017. Retrata sobre o reconhecimento, conquista e trajetória dela na ciência. Disponível no YouTube.  

Uma Mente Brilhante (2001) - Russel Crowe interpretou o matemático John Forbes Nash (1928-2015) no longa drama-biográfico. Ele é reconhecido como gênio da matemática aos 21 anos de idade. Cedo, casa-se com uma bela mulher, mas logo começa a dar sinais de esquizofrenia e conta como aprendeu a conviver com essa condição, usando as adversidades a seu favor. Após anos de luta contra a doença, ele acaba ganhando o prêmio Nobel. Disponível na Amazon Prime Video, YouTube, Apple TV e Google Play.  

Estrelas Além do Tempo (2016) - Taraji P. Henson foi Katherine Johnson (1918-2020) no filme. Sua caracterização ficou muito semelhante. No auge da corrida espacial travada entre os Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. Disponível no Disney +. 

 

 

COMENTÁRIOS dos leitores