Festival de arte, dança e música revela artistas com TEA

Em sua terceira edição, evento para pessoas com autismo terá mostra na Galeria Benedito Nunes, no Centur, e apresentações no Teatro da Paz

qui, 23/02/2023 - 16:11

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), realiza a terceira edição do Festival TEAlentos, para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento é gratuito e deve ser dividido em duas etapas: a primeira será a Mostra de Artes Visuais na Galeria Benedito Nunes, no Centur, no período de 27/03 a 01/04; e a segunda será realizada no Teatro da Paz com as apresentações de música e dança, no dia 03/04. As inscrições para o festival se encerram nesta quinta-feira (23) e devem ser feitas no site da Sespa.

De acordo com dados da Secretaria, o Pará possui mais de 10 mil inscritos para adquirir a carteira de identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Segundo o órgão, o Estado vem promovendo diversos projetos voltados para pessoas com autismo no Pará, por meio dos Núcleos de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (NATEA). Além disso, está sendo criado o Centro Especializado em Atendimento do Autismo (CETEA), que será o primeiro laboratório de formação e capacitação profissional para pessoas que trabalham com o público autista.

A Cepa informa que o objetivo do Festival é divulgar as habilidades e talentos de pessoas com TEA, pela dança, música e artes visuais, promovendo o protagonismo, empoderamento e participação social, com atividades artístico-culturais. Todos os participantes do festival receberão um troféu como ato simbólico.

O psicólogo cognitivo comportamental Gabriel Marques explica que pessoas com Transtorno do Espectro Autista podem sentir dificuldades de lidar com intenções sociais. As atividades de inclusão social, destaca, têm o objetivo pedagógico, ou seja, de trabalhar limitações que são características do autismo. “Atividades adaptadas que façam com que esse indivíduo prevaleça e usufrua de eventos sociais são importantes para o desenvolvimento pedagógico dele. Atividade que envolva essa inclusão social faz com que ele se sinta pertencente àquele evento, que ele se sinta pertencente ao caminho que o mundo vai tomando ao redor dele da melhor forma possível”, afirma.

Flávia Marçal é mãe, advogada e coordenadora de um projeto voltado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Ela conta que a importância desse tipo de evento está na ampliação dos espaços de participação das pessoas com autismo. "É direito delas terem acesso à cultura, além de saúde, educação, mercado de trabalho e várias outras garantias que cada vez se potencializam quando são abertos novos espaços de participação", explicou.

A advogada ainda cita a importância de se trabalhar as características de uma pessoa com autismo de forma inclusiva e não como uma barreira. "Por exemplo, se você tem um padrão de comportamento em que a pessoa não consegue ficar muito tempo em um determinado local ou sentada muito tempo, como na escola, é importante que seja possibilitada a ela uma flexibilização de atividade, onde ela possa sair da sala de aula e depois retornar", detalhou.

Para participar do 3° Festival TEAlentos, o candidato deve preencher o formulário que está disponível no site da Sespa e enviar os documentos listados para o e-mail tealentoscepa@gmail.com.

Por Álvaro Frota e Jéssica Quaresma (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel). 

COMENTÁRIOS dos leitores