Professora lança livro sobre Amazônia e telejornalismo

Docente da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), doutora pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a jornalista Vânia Torres analisa discursos e formatos televisivos no contexto amazônico

seg, 27/02/2023 - 16:24

De autoria da jornalista e professora Vânia Torres, docente da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom UFPA), a obra “À Sombra da Floresta: a Amazônia no Jornalismo de Televisão” será lançada nesta quinta-feira, 2 de março, no Solar do Barão de Guajará, sede do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP), na Cidade Velha, em Belém. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Vânia Torres fez uma adaptação da sua tese de doutorado e lança o livro pela Editora Paka-Tatu.

Segundo a autora, a obra foi adaptada com o objetivo de tornar mais acessível o estudo sobre o olhar do telejornalismo nacional a respeito da Amazônia. “Como jornalista, eu sempre fui tomada pelo interesse em entender como a Amazônia era produzida discursivamente no cenário nacional. Havia um certo incômodo de como se falava da Amazônia”, explicou.

A escritora contou, ainda, que a tese foi desenvolvida a partir da análise de quatro séries televisavas exibidas pela Rede Globo e Rede Nacional. “As principais conclusões que eu observo dessa pesquisa é o modo como a Amazônia ainda é vista como periferia e quintal do Brasil. Eu chamo de uma colonialidade interna, ou seja, a Amazônia que existe ainda como uma colônia do Brasil central, do Brasil sudestino, já que essas produções de série se concentram no eixo Rio-São Paulo”, destacou.

O livro tem capa de Helena Renato e Carlos Carneiro. Durante o lançamento, será realizada também uma sessão de debates entre a autora e os professores Alda Costa, da Universidade Federal do Pará, e Paulo Maués Correa (SEDUC-PA), que vão debater as linhas argumentativas adotadas pela professora Vânia Torres, que atualmente cumpre estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA - Universidade da Amazônia.

O lançamento, com preço promocional, terá participação especial dos músicos Nego Nelson e Tiago Amaral. A sessão de autógrafos tem apoio cultural do IHGP, Facom e PPGCOM-UFPA e PPGCLC-UNAMA e Rádio Unama FM.

Serviço

Lançamento do livro “obra “À Sombra da Floresta: a Amazônia no Jornalismo de Televisão”.

Data: 2 de março.

Horário: 17h30.

Local: Solar do Barão de Guajará (Praça Dom Pedro I, Cidade Velha).

Por Kamila Murakami (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

COMENTÁRIOS dos leitores