Violonista de 16 anos voa de Manaus para o mundo nas redes

Entre o clássico e o popular, o jovem músico canhoto Djedah soma 41 mil seguidores no Instagram, mostra habilidades no Youtube e já se revela um virtuose da música brasileira

sab, 01/04/2023 - 10:15

Embed:

Djedah Medeiros Braga, natural de Manaus, no Amazonas, no coração da floresta amazônica, tem apenas 16 anos e já é considerado um virtuose no violão, que significa pessoa habilidosa, com excessiva aptidão para realizar algo. Djedah começou a tocar aos 10 anos. O pai lhe presenteou com um violão pequeno e o menino se arriscou a aprender sozinho em casa. Hoje ele toca com perfeição e compõe suas próprias músicas em seu tempo livre.

O jovem violonista compartilha, em suas redes sociais (no Instagram são 41 mil seguidores), suas composições e algumas delas vêm de sonhos. Ele diz sonhar com a melodia e o sentimento que ela transmite, por exemplo: “como é se apaixonar”. Às vezes a inspiração vem da rua, em um simples ato de ir a padaria. Ele ouve alguém cantarolando e, ao voltar para casa, pega o violão e começa a tocar.

Destro para escrever e canhoto para tocar, Djedah é o único de seus parentes mais próximos que toca algum instrumento. “Minha família sempre ouviu muita música, só os irmãos do meu avô que tocavam, mas eu nunca tive contato com eles e meu avô foi o único deles que não tocava”, disse Djedah.

Seu grande sonho é propagar o violão basileiro e a cultura de seu país pelo mundo. “Minha principal inspiração musical é o Heitor Villa-Lobos. No violão, Baden PowellYamandu Raphael Rabello. Mas também muito do cancioneiro, Chico Buarque e Caetano Veloso”, contou o violonista.

Das referências citadas por Djedah, Yamandu Costa teve carreira semelhante à do jovem músico de Manaus. Yamandu é um grande violonista e compositor que começou também muito cedo na música. Com 7 anos já estudava com o pai. Aos 17, se apresentou pela primeira vez em São Paulo. A partir daí passou a ser reconhecido internacionalmente por criar interpretações de rara personalidade no violão de 7 cordas.

A origem do nome Djedah é árabe. Jidá é uma cidade na Arábia Saudita e seu nome significa “avó do mundo”, que seria a própria Eva. O violonista contou que seu pai teve um sonho em que Deus dizia para ele dar esse nome ao filho, e assim ele fez.

Além do violão, Djedah também gosta de desenhar e tem talento. Segundo ele, a outra atividade de que mais gosta é ler. Djedah já leu clássicos como Machado de Assis, William Shakespeare, Edgar Allan Poe, Fernando Pessoa, entre outros, nacionais e internacionais.

Conheça mais de Djedah nas redes sociais e no Youtube:  https://www.youtube.com/@Djedah

Por Ana Paula Mafra (sob a supervisão do editor prof. Antonio Carlos Pimentel).

 

COMENTÁRIOS dos leitores