Especial Eleições

ELEIçõES 2012

Geraldo amplia vantagem e Daniel mantém segunda colocação

Humberto aparece em terceiro com 19%

por Thabata Alves | qua, 26/09/2012 - 14:00

 

 

O socialista Geraldo Julio manteve a liderança na corrida eleitoral do Recife e ainda teve seu percentual de intenções de voto ampliado do último levantamento divulgado pelo Instituto Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN)/ LeiaJá, de 38% para 40% no cenário estimulado. Quem também se manteve na mesma posição na disputa foi o candidato do PSDB, Daniel Coelho. O tucano aparece em segundo lugar com 21% das intenções de voto ante os 22% que apresentou na pesquisa anterior.

Já Humberto Costa (PT), apesar de continuar na terceira posição do cenário estimulado, o petista se aproxima do segundo colocado com 19%, três pontos a mais do que obteve na pesquisa anterior. O postulante do partido Democratas, Mendonça Filho, surge na quarta posição com uma queda de dois pontos percentuais em relação ao resultado do levantamento de domingo, ele tem hoje 4% das intenções de voto.

Os candidatos do Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL) e Douglas Sampaio (PRTB), juntos somam 1%. O percentual de eleitores indecisos totalizam 16%, entre brancos, nulos, não souberam e não responderam. 

 

 

 

 

Na pesquisa espontânea, o candidato do PSB está à frente dos demais com 38%. Daniel Coelho também permanece na segunda colocação com 19% e Humberto encosta com 18%. Já Mendonça aparece com 4% na quarta colocação. O percentual dos "outros" candidatos totaliza 1%. A percentagem de intenções de votos brancos e nulos corresponde a 8% e dos que não souberam ou não responderam chega a 13%.

 

 

 

 

Votos Válidos - Neste levantamento, o IPMN também contabilizou os votos válidos, que foram gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada, descontados os votos brancos, nulos e indecisos. Este cenário apresenta resultado animador para o prefeiturável socialista, pois o coloca mais próximo de vencer as eleições no primeiro turno. Geraldo aparece com 47% das intenções de voto, em seguida vem Daniel com 25%, Humberto com 22% e Mendonça com 5%. Os candidatos do Jair Pedro (PSTU), Roberto Numeriano (PCB), Edna Costa (PPL) e Douglas Sampaio (PRTB), juntos somam 1%. 

O tamanho da amostra foi de 1080 entrevistas, que foram realizadas entre os dias 24 e 25 de setembro com pessoas de 16 anos ou mais de idade, todas residentes nas seis Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs). O número de entrevistas foi estabelecido com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de três pontos percentuais para mais ou para menos.

A amostra foi selecionada a partir de um plano de amostragem estratificada de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio foram sorteados os setores censitários e em seguida é selecionado um número fixo de pessoas segundo cotas amostrais das variáveis sexo e faixa etária. 

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) sob o número 00145/2012, no dia 19 de setembro de 2012.

 

LeiaJá também:

Pesquisa aponta vitória de Geraldo no segundo turno

Notícias Relacionadas

comentários

LEIAJA | ELEIÇÕES