Stoner é campeão da MotoGP com vitória na Austrália
O piloto Casey Stoner teve um dia perfeito. Neste domingo, ele conquistou o seu segundo título na MotoGP ao vencer pela quinta vez consecutiva a etapa da Austrália, realizada em Phillip Island, exatamente no dia em que comemora o seu aniversário de 26 anos.
O australiano da Honda teve o "auxílio" de Jorge Lorenzo para conquistar o título. O espanhol, que era o seu principal adversário, sofreu um acidente durante o warm-up, perdeu parte do dedo anelar da mão esquerda e não teve condições de participar da prova.
Assim, Stoner precisava terminar a corrida apenas em sexto lugar para conquistar o seu segundo título da MotoGP - o primeiro foi em 2007. Com a vitória, ele chegou aos 325 pontos, contra 260 de Lorenzo e 212 do italiano Andrea Dovizioso.
"Não é a maneira que você quer ganhar um campeonato", disse Stoner, sobre Lorenzo. "Mas eu estava com muito ímpeto para a corrida. Ganhar uma quinta corrida aqui, um título, e no meu aniversário, nada é melhor do que hoje".
Marco Simoncelli, da Gresini Honda, terminou em segundo, à frente do companheiro de equipe de Stoner, Dovizioso, após disputa acirrada entre os pilotos italianos nas voltas finais. O também italiano Valentino Rossi, da Ducati, sofreu uma queda na 13ª volta e abandonou a corrida da MotoGP em Phillip Island. O norte-americano Ben Spies e o espanhol Hector Barbera não correram após sofrerem acidentes no treino de classificação.
A vitória de Stoner começou a ser definida no sábado, quando ele conquistou a sua quarta pole position seguida na Austrália. Neste domingo, o campeão manteve a liderança desde o início da prova em Phillip Island e abriu vantagem confortável para os adversários, mesmo após o surpreendente início do norte-americano Nicky Hayden, que chegou a ocupar a segunda colocação.
Stoner terminou a corrida com um tempo de 42min02s425, com mais de 2 segundos de vantagem para Simoncelli e Dovisiozo. O espanhol Dani Pedrosa concluiu a prova na quarta colocação, à frente do norte-americano Colin Edwards. O final da corrida, porém, foi tenso, por conta da forte chuva nas três últimas voltas.
Três pilotos sofreram quedas, alguns colocaram pneus de chuva, mas Stoner permaneceu na pista e, apesar de ter adotado um estilo conservador, quase caiu. "Eu quase saí da pista. Eu tive muita sorte de ficar na naquele ponto porque fui a primeira pessoa a encontrar aquela parede de chuva".
Stoner disse que se sentiu mal por Lorenzo e revelou preocupação com o futuro do espanhol. "Quando vi todo mundo na caixa de brita e ficamos sabendo que eles estavam procurando o final de seu dedo, isto me deixou mal", disse. "Esse tipo de lesão, não é agradável, especialmente nas mãos, que é o que temos para trabalhar com a moto. Mas eu falei com o Jorge e ele está em bom estado e os meus pensamentos vão para ele".
A 17ª etapa das 18 da temporada 2011 da MotoGP será disputada no dia 23 de outubro, em Sepang na Malásia.
Confira a classificação final da etapa australiana da MotoGP:
1º. Casey Stoner (AUS/Honda), 27 voltas em 42min02s425
2º. Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda), a 2s210
3º. Andrea Dovizioso (ITA/Honda), a 2s454
4º. Dani Pedrosa (ESP/Honda), a 13s160
5º. Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), a 30s886
6º. Randy de Puniet (FRA/Pramac Ducati), a 48s800
7º. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 1min16s314
8º. Toni Elías (ESP/LCR Honda), a 1 volta
9º. Loris Capirossi (ITA/Pramac Ducati), a 1 volta
10º. Karel Abraham (RCH/Cardion Ducati), a 2 voltas
Não completaram:
Alvaro Bautista (ESP/Suzuki)
Hiroshi Aoyama (JAP/Gresini Honda)
Cal Crutchlow (ING/Tech 3 Yamaha)
Valentino Rossi (ITA/Ducati)