Simoncelli morre após acidente da MotoGP na Malásia
O italiano Marco Simoncelli, de 24 anos, morreu neste domingo, vítima de um grave acidente ocorrido no início da etapa da Malásia da MotoGP, no circuito de Sepang. De acordo com os organizadores da prova, a morte do piloto aconteceu por conta dos vários ferimentos sofridos durante o incidente, que envolveu também o norte-americano Colin Edwards e o italiano Valentino Rossi.
Simoncelli perdeu o controle da sua Honda na curva 11 do circuito de Sepang, ainda na primeira volta da prova. O piloto, com a sua moto, deslizou pela pista e acabou sendo atingido por Edwards e Rossi. O capacete do italiano foi arrancado no acidente e o piloto permaneceu imóvel na pista. Os outros pilotos que se envolveram no acidente saíram ilesos.
Caído, Simoncelli foi retirado da pista pela equipe médica e levado para um hospital de helicóptero, mas não resistiu aos ferimentos. Após o greve acidente, a etapa da Malásia da MotoGP foi paralisada com a aplicação da bandeira vermelha. Posteriormente, ao receber a informação da morte do italiano, a organização cancelou a corrida.
A morte de Simoncelli é a primeira na MotoGP desde o acidente fatal com Daijiro Kato em 2003, na etapa japonesa. No ano passado, Shoya Tomizawa morreu após acidente na etapa de San Marino da Moto2 - categoria suporte da MotoGP.
Simoncelli foi campeão mundial da categoria 250cc em 2008. Em 2010, fez a sua estreia na MotoGP, mas só conseguiu subir ao pódio nesta temporada. Seu melhor resultado foi obtido na prova anterior ao seu acidente fatal. O italiano ficou em segundo lugar na etapa australiana, no circuito de Phillip Island, disputada em 16 de outubro.