Suspenso por ato racista no Inglês, Suárez se desculpa
O atacante Luis Suárez, do Liverpool, se desculpou publicamente, nesta quinta-feira (5), depois de ter sido suspenso por oito jogos por ser considerado culpado pela Associação de Futebol da Inglaterra (FA, na sigla em inglês) em caso de racismo que envolveu o francês Patrice Evra, do Manchester United, em jogo realizado no dia 15 de outubro do ano passado.
Suárez não se desculpou diretamente com Evra, mas admitiu que usou a palavra "negro" em discussão com o francês durante o confronto do Campeonato Inglês. "Admiti à comissão (disciplinar da FA) que disse uma palavra em espanhol uma vez, e só uma vez. Contei aos membros do painel que não usarei (essa palavra) de novo em um jogo de futebol na Inglaterra. Eu nunca, nunca usei essa palavra em sentido depreciativo, e se ela ofendeu alguém, então quero me desculpar por isso", afirmou o jogador.
Por causa da suspensão de oito jogos que recebeu, Suárez não pôde estar em campo contra o Manchester City, pelo Campeonato Inglês, na última terça-feira, quando o seu time acabou derrotado por 3 a 0. No mesmo dia, o Liverpool anunciou que não apelaria contra a pena aplicada ao atleta, depois de inicialmente ter se revoltado contra a decisão da FA.
O Liverpool desistiu de recorrer após a FA divulgar, no último dia do ano passado, um relatório a respeito do caso, segundo o qual Suárez disse a Evra, entre outras coisas, que não falava com negros. A declaração causou grande repercussão negativa para o uruguaio. Suárez se defendeu dizendo que o uso da palavra "negro" é comum no Uruguai, mas a FA classificou a alegação do uruguaio como "insustentável".
Além de ser suspenso por oito jogos, Suárez recebeu uma multa de 40 mil libras (cerca de R$ 120 mil) ao ser condenado pela FA. Segundo o relatório da entidade, Evra perguntou, no jogo do dia 15 de outubro, por qual motivo sofreu uma falta do atacante, que respondeu em espanhol: "Porque você é negro". Evra entendeu a expressão e desafiou o uruguaio a repetir aquilo, no que o atacante rebateu: "Eu não falo com negros".
Para sustentar a punição, a FA disse que contratou especialistas em linguística, que apontaram que a linguagem usada pelo uruguaio poderia ser considerada racialmente ofensiva.
Como o regulamento do Campeonato Inglês prevê que a suspensão aplicada só começa a contar ao fim de todas as apelações, Suárez cumpriu a sua primeira partida de gancho apenas no jogo da última terça-feira, contra o Manchester City.