Jogadores do Brasil acreditam em vaga para etapa final

Brasil depende de um tropeço da seleção francesa para garantir vaga

por Thiago Graf qui, 28/06/2012 - 16:42
Alexandre Arruda/CBV Bruno: “Estar vivendo esse momento foi, de alguma maneira, por responsabilidade nossa Alexandre Arruda/CBV

A seleção brasileira de vôlei masculino segue trabalhando para os últimos jogos da etapa classificatória da Liga Mundial 2012. Diferentemente de anos anteriores, além de ter que vencer os seus duelos pelo grupo B, neste final de semana, o time de Bernardinho terá que contar com a sorte para chegar à fase decisiva da competição.

Para estar na cidade de Sofia, na Bulgária, onde serão realizados os jogos decisivos, de 4 a 8 de julho, a equipe brasileira conta com pelo menos um resultado negativo da França na última semana de jogos do Grupo C. Até o momento, os franceses estão na vice-liderança da chave, somando 17 pontos, enquanto os Estados Unidos lideram com 20 pontos. Os Brasil ficaria fora da fase final caso a França vença por 3x0 ou 3x1 todos os três jogos que irá disputar e os norte-americanos ganhem duas vezes pelo mesmo marcador.

Se este cenário se concretizar, tanto Brasil como França ficariam com 26 pontos na tabela geral, mas os adversários da equipe de Bernardinho, incluindo os Estados Unidos, se classificariam por terem somado nove vitórias contra apenas oito da seleção nacional.

A responsabilidade sobre o risco de não avançar à próxima fase é do time brasileiro, segundo o levantador Bruno. “Estar vivendo esse momento foi, de alguma maneira, por responsabilidade nossa, já que não conseguimos a classificação antes. Precisamos esperar agora. Queremos chegar na fase final e tentar mais uma conquista. Faz parte do nosso planejamento jogar essa decisão", comentou.

O central Sidão compartilha desta mesma opinião e aproveita o período para melhorar seu aproveitamento, uma vez que a principal competição do ano, na sua visão, são os Jogos Olímpicos de Londres. "Estou usando esse período para aprimorar os meus fundamentos. Seria muito bom estar nessa próxima fase para o elenco ganhar mais ritmo de jogo, mas se isso não acontecer, vamos continuar trabalhando para o principal objetivo do ano: as Olimpíadas", pontuou.

COMENTÁRIOS dos leitores