EUA vencem amistoso e confirmam Griffin fora dos Jogos
Favorita a conquistar a medalha de ouro nos Jogos de Londres, a seleção norte-americana masculina de basquete disputou na noite de quinta-feira o seu primeiro amistoso na preparação para a Olimpíada e massacrou a República Dominicana por 113 a 59, em Las Vegas. Pouco depois do duelo, porém, a equipe confirmou o corte de Blake Griffin.
O ala/pivô do Los Angeles Clippers sofreu uma lesão no joelho esquerdo durante um treino e deixou a concentração da seleção norte-americana para a Olimpíada com a intenção de realizar exames. Avaliado pelos médicos de sua equipe, Griffin terá que realizar uma artroscopia, o que o deixará fora dos Jogos de Londres.
Além do jogador do dos Clippers, os Estados Unidos já perderam Chris Bosh, Derrick Rose, Dwight Howard e Dwyane Wade em razão de lesões para a Olimpíada. Para a vaga de Griffin, os Estados Unidos terão o ala/pivô Anthony Davis, escolhida número 1 do último Draft da NBA, que vai defender o New Orleans Hornets a partir da próxima temporada.
Dentro de quadra, os Estados Unidos não encontraram qualquer dificuldade para superar a República Dominicana por 113 a 59. A equipe terminou o primeiro tempo com uma vantagem de 23 pontos (50 a 27) e a ampliou com extrema facilidade após o intervalo.
O principal destaque do triunfo foi Kevin Durant, cestinha do duelo, com 24 pontos. O jogador do Oklahoma City Thunder ainda obteve 10 rebotes, mesmo tendo iniciado o duelo no banco de reservas.
Andre Iguodala marcou 18 pontos e Carmelo Anthony fez 13 para a seleção norte-americana. LeBron James e Kobe Bryant ficaram menos de 20 minutos em quadra e marcaram apenas 11 pontos juntos.
Após o duelo com a República Dominicana, que não se classificou para a Olimpíada de Londres, a seleção dos Estados Unidos volta a entrar em quadra na segunda-feira. A equipe vai duelar com o Brasil em partida marcada para a cidade de Washington.