Atletas se preparam para cerimônia de abertura dos Jogos
120 brasileiros representarão o Time Brasil
Faltando algumas horas para a cerimônia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres, os atletas nacionais se preparam para o momento. A delegação brasileira, que terá 120 integrantes, será liderada pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa. A celebração acontecerá hoje (27), às 17h (horário de Brasília).
Medalha de ouro em Atenas 2004, Rodrigo Pessoa fala da emoção de liderar a delegação brasileira na abertura dos Jogos. “Este é um momento muito especial na minha carreira. Disputar os Jogos Olímpicos é o sonho de qualquer atleta e estar à frente da delegação na Cerimônia de Abertura é um momento de muita honra. Depois de três medalhas olímpicas e com minha sexta participação nos Jogos, carregar a bandeira do país coroa a minha história olímpica”, disse o cavaleiro emocionado.
O Time Brasil terá representantes do atletismo, basquete masculino, boxe, ciclismo, esgrima, hipismo CCE, hipismo saltos, levantamento de peso, remo, saltos ornamentais, tênis, tiro esportivo, vôlei masculino e vôlei de praia. Os atletas das outras modalidades optaram por descansar, já que essas cerimônias têm fama de cansativas. A abertura das Olimpíadas terá duração de três horas e contará com a presença de 80 mil espectadores no Estádio Olímpico.
A cerimônia
A Cerimônia de abertura batizada de "Grã-Bretanha, uma terra verde e agradável" terá a direção de Danny Boyle, do premiado filme "Quem quer ser um milionário". Para o evento foram gastos 27 milhões de libras, mais de R$ 90 milhões. O cineasta destacou que o evento terá toques de ‘excentricidade britânica’.
“Não posso falar muita coisa. Mas a ideia é surpreender todos os presentes, principalmente os britânicos. Aceitei esse emprego porque nunca fiz nada do tipo. É um desafio incrível. Quando trabalho em um filme a equipe chega a no máximo 80 pessoas, aqui tenho que dirigir dezenas de milhares", disse.
Para Boyle, Pequim 2008 foi a festa mais grandiosa de abertura de Olimpíadas, mas insistiu que em Londres a cerimônia trará boas surpresas para o público. “Tem sido um longo caminho e estamos quase lá. O que importa é como os nossos voluntários vão se sentir nessa festa", finalizou.