Com reação no último quarto, Brasil vence a Espanha

O adversário do Brasil nas quartas de final será definido após o confronto entre Argentina e Estados Unidos, que será realizado ainda hoje

por Thiago Graf seg, 06/08/2012 - 18:20
Divulgação/London 2012 Raul deu mais velocidade à equipe brasileira Divulgação/London 2012

O Brasil encerrou a sua participação na primeira fase com vitória. A equipe comandada por Rubén Magnano venceu a Espanha nesta segunda-feira (6), na Basketball Arena, por 88/82. No último quarto da partida a equipe nacional apostou nas bolas de três pontos e, em contraataques rápidos, marcando 15 pontos.

Com a vitória, o Brasil assegurou a classificação para às quartas de final como segundo lugar do grupo B, que é liderado pela Rússia. A queda de rendimento da seleção espanhola no último quarto abrirá espaço para mais uma polêmica sobre a possível "marmelada" que sugeriram os jornais espanhois, já que quem perdesse este duelo teria uma possibilidade maior de chegar a uma decisão tendo um caminho mais “fácil”, sem enfrentar os Estados Unidos ou a Argentina nas semifinais.

O adversário do Brasil nas quartas de final será definido após o confronto entre Argentina e Estados Unidos, que será realizado ainda hoje. Em caso de vitória norte-americana, o time de Magnano encara a Argentina. A partida brasileira será realizada nesta quarta-feira (8). A Espanha enfrentará os franceses na próxima fase.

O JOGO

O jogo começou com o Brasil tentando marcar primeiro, mas os espanhois aproveitaram melhor as oportunidades e começaram a abrir vantagem no placar: 9/3. Trabalhando a linha de passes no ataque, a equipe de Magnano conseguiu diminuir para dois pontos. No entanto, liderados pelos irmãos Marc e Pau Gasol, os europeus ratificaram por que são considerados favoritos ao pódio de Londres. A dianteira no marcador aumentou para sete pontos (18/11), finalizando o quarto com vitória espanhola: 26/17.

Com Pau Gasol no banco, Brasil e Espanha fizeram um início de segundo quarto parelho, mantendo a diferença de sete pontos. O time da Magnano melhorou na partida com as entradas de Marcelinho Machado, Raulzinho e Guilherme Giovanoni. Com duas cestas de três pontos, o time encostou no marcador, diminuindo a diferença para dois pontos. No entanto, com o regresso de Gasol, os espanhois reagiram mais uma vez e encerraram a etapa com nova vantagem: 44/38.

O Brasil começou melhor o terceiro quarto e voltou a reduzir a diferença para três pontos. Mas logo os irmãos Gasol ajudaram a equipe da Espanha, que abriu 10 pontos: 59/49. A diferença manteve-se até o final da etapa, quando o time de Magnano conseguiu reduzir um pouco a diferença: 67/59.

No último quarto, a Espanha não repetiu o rendimento das etapas anteriores. Com um volume de jogo maior e mais veloz, o Brasil reduziu a diferença, apostando nas bolas de três pontos. Em duas delas seguidas, o ala Leandrinho marcou seis pontos e garantiu a virada brasileira: 75/73.

Em um final emocionante, o Brasil aumentou a vantagem para quatro pontos: 79/75. Mostrando superioridade frente aos espanhois, ganhando mais rebotes e saindo em velocidade, a diferença aumentou e o time Magnano abriu oito pontos: 84/76. A vitória foi assegurada por um placar de 88/82.

COMENTÁRIOS dos leitores