Americanas são pentacampeões no basquete
A seleção americana venceu as francesas por 86 a 50 e ficaram com a medalha de ouro
Os Estados Unidos conquistaram seu quinto ouro consecutivo, de forma invicta, contra as francesas, que foram derrotadas por 86 a 50, neste sábado (11) no basquete feminino. As americanas possuem sete títulos na modalidade, desde Atlanta-1986 que a equipe de basquete dos EUA é soberana na conquista de medalhas de ouro nas edições dos Jogos Olímpicos, dentre 10 edições disputadas. Além dos Estados Unidos, só a extinta União Soviética foi campeã olímpica no basquete feminino. As francesas comemoram, de todo modo, bastante sua inédita prata.
A tradição dos EUA contrasta com a pouca experiência da França. Antes da disputa em Londres, o país europeu só foi representado no basquete feminino das Olimpíadas uma única vez: em 2000, nos Jogos de Sydney. Na oportunidade, acabou terminando a competição em quinto lugar. As australianas ficaram com a medalha de bronze, após vencer a Rússia na manhã deste sábado, por 83 a 74. A seleção brasileira que foi eliminada na primeira fase ficou apenas na 9ª posição.
As norte-americanas estiveram à frente do placar durante toda a partida, com um ataque mais agressivo e eficiente que o das francesas, que erravam bastante na hora de definir as bolas. Nas bolas de três pontos, as americanas tiveram aproveitamento de 38% e as francesas de 18%. O destaque da partida foi a norte-americana Candance Parker, com 21 pontos e 11 rebotes. Do lado francês, a melhor em quadra foram Sandrine Gruda e Edwige Wade, com 12 pontos.