Futebol de 5 tenta conquistar o tri em Londres

A seleção venceu as duas últimas edições dos Jogos Paralímpicos

por Arytânia Correia ter, 28/08/2012 - 18:13
Divulgação/CPB Todos os paratletas da modalidade são cegos, exceto o goleiro. Divulgação/CPB

As Paralimpíadas de Londres começam amanhã (29), mas a seleção brasileira de futebol de cinco só fará sua estreia na sexta-feira (31). A atual bicampeã paralimpíca chega à Londres como favorita. Mas o status rende à equipe todas as atenções dos adversários, o que torna a competição mais difícil, já que todos querem derrotar os brasileiros.

A modalidade começou a ser disputadas nos Jogos em 2004, na qual o Brasil foi campeão e conquistou o bicampeonato em 2008. Depois de muito treino e de amistosos antes da competição, a seleção realiza seu primeiro jogo nas Paralimpíadas na próxima sexta-feira (31) contra a França. Dedicação e foco são os ingredientes dos paratletas para conquistar o tri.

"Todo mundo quer vencer a gente. Ser favorito não ajuda em nada. Na verdade, acabamos sendo o alvo principal. Se ganhar um ouro não é fácil, imagina mantê-lo?", afirmou o ala Ricardinho, um dos destaques da equipe.

O goleiro Fábio Luiz Vasconcelos, que não possui nenhuma deficiência e defendeu a seleção na conquista dos dois ouros, revela o segredo do sucesso da equipe. “São todos amigos. Eles brincam muito nas horas vagas. Aqui, é todo mundo unido, no campo e fora dele”, disse o goleiro.

O futebol de cinco é um esporte exclusivo para cegos. Cada time é formado por cinco jogadores, que são completamente vendados, e o goleiro tem visão total. Em Londres, os principais adversários do Brasil são a Argentina, a China e a Espanha.

COMENTÁRIOS dos leitores