Ansioso pelo Mundial, Corinthians testa sua força no Sul

dom, 18/11/2012 - 08:50

Nem mesmo o quase sempre comedido Tite consegue esconder a ansiedade com o Mundial de Clubes da Fifa - em dezembro, no Japão - se aproximando cada vez mais. "Estamos ansiosos. Todo mundo queria que a viagem para o Japão fosse já na segunda-feira", admitiu o treinador. Ele, porém, cobra de seus comandados "desempenho e competitividade" na partida deste domingo (18) contra o Internacional, às 19h30, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Para Tite, o jogo deste domingo é fundamental na preparação do Corinthians para o Mundial. Mesmo com o rival colorado praticamente fora da disputa por vaga na Copa Libertadores, ele espera um adversário aguerrido por conta do recente acirramento da rivalidade entre paulistas e gaúchos. "É um clássico", exagerou Tite.

A expectativa é que, por jogar em casa, o Internacional tente pressionar. Segurar a linha de frente formada por D’Alessandro, Forlán e Leandro Damião será, já projetando um possível confronto contra o Chelsea na decisão do Mundial, um ótimo teste para a defesa alvinegra. Aos homens de frente, o desafio será jogar tão bem como no último sábado, quando o Corinthians goleou o Coritiba por 5 a 1 - com apenas 20 minutos a equipe já havia marcado três gols. "A ideia é que o time apresente uma evolução até a última partida antes do Mundial, mas se tivermos o mesmo desempenho do jogo com o Coritiba estará bom", pediu Tite.

Sem Jorge Henrique (dores na coxa direita), o Corinthians jogará no esquema 4-2-2 e não no habitual 4-3-3. A vaga do atacante será ocupada pelo meia Danilo, que faz neste domingo o seu primeiro jogo como titular depois de mais de um mês. O atleta sofreu um corte no tornozelo direito no dia 17 de outubro e retornou à equipe apenas diante do Coritiba, mas entrou no segundo tempo.

Danilo terá a missão de armar as jogadas ao lado de Douglas. Assim, o time passa a atuar de maneira mais cadenciada e perde velocidade, sobretudo nas investidas pelas beiradas do campo, uma das características de Jorge Henrique.

Emerson, que não atua desde o dia 13 de outubro, quando sofreu uma lesão no joelho direito, ficará no banco de reservas. Tite, no entanto, já adiantou que vai colocar o jogador no segundo tempo para que ele ganhe ritmo de jogo.

COMENTÁRIOS dos leitores