Hamilton faz a pole e McLaren faz 1-2 em Interlagos
Com direito a trapalhada de Grosjean, treino classificatório terminou com Hamilton na pole, Vettel em quarto e Alonso em oitavo. Felipe Massa vai largar em quinto
Por Paulo Feijó do F1 Team
Se faltou emoção nos treinos livres, não faltou durante os treinos classificatórios em Interlagos. Com destaque para a chuva que caiu antes do início do treino, Lewis Hamilton fez a pole position em Interlagos. Para completar a alegria dos britânicos, Jenson Button ficou com a segunda colocação do grid, coroando o excelente desempenho que a McLaren vem apresentando em Interlagos.
Sebastian Vettel e Fernando Alonso disputam o título, mas ambos acabaram ficando atrás dos seus companheiros de equipe. Vettel vai largar em quarto, uma posição atrás de Webber. Já Fernando Alonso, larga apenas na oitava colocação, três posições atrás de Massa.
Felipe, por sinal, voltou a ter uma grande atuação neste sábado. Mesmo não tendo o melhor carro, o brasileiro conseguiu a quinta colocação no grid de largada para o GP do Brasil e largará logo atrás de Sebastian Vettel. Já Bruno Senna larga apenas na décima segunda colocação. Confira como foi o agitado treino classificatório em Interlagos.
O treino
Q1
O treino começou bastante agitado em Interlagos. Logo na primeira parte do treino, a chuva colocou emoção na movimentação dos pilotos. A pista começou molhada, mas ao longo do Q1 foi secando. Por isso, os principais pilotos só começaram a ir para a pista nos últimos minutos.
A surpresa veio no fim do Q1. Romain Grosjean, que costumeiramente se envolve em acidentes durante as corridas, resolveu “inovar”. Ao tentar fazer a sua volta rápida, o francês se deparou com a HRT de Pedro de la Rosa na subida do café. Ao tentar ultrapassar o espanhol, eles acabaram se tocando e o francês perdeu o bico. Com isso, acabou não conseguindo o tempo suficiente para chegar ao Q3.
Eliminados: Grojean, Petrov, Kovalainen, Glock, Pic, Karthikeyan e De la Rosa.
Q2
A segunda parte da classificação foi ainda mais emocionante que a primeira. Com a pista bem mais seca do que no Q1, disputaram cada milésimo de segundo para conseguir ficar entre os dez primeiros colocados. E a briga só terminou na última tentativa de cada piloto.
Os mais ameaçados foram Felipe Massa e Fernando Alonso, que terminaram na décima e nona colocação, respectivamente. O brasileiro, por sinal, só conseguiu se classificar para o Q3 na última tentativa. Senna, que também brigava para passar para o Q3, acabou não conseguindo a classificação e foi eliminado.
Eliminados: Di Resta, Senna, Pérez, Schumacher, Kobayashi, Ricciardo e Vergne.
Q3
Se não faltou emoção nas duas primeiras partes do treino classificatório, o mesmo pode-se dizer do Q3. Lewis Hamilton, Jenson Button, Mark Webber e Sebastian Vettel disputaram até o fim para saber quem ficava com a pole position. No entanto, os carros da McLaren sempre estiveram mais rápido que os da RBR, e isso se refletiu no final.
Com o melhor tempo do fim de semana, Hamilton fez a pole position e viu o seu companheiro de equipe chegar logo atrás, ficando com o segundo lugar no grid. Vettel, que parecia que iria ameaçar Hamilton, acabou ficando com o modesto quarto tempo. E o destaque brasileiro ficou para Felipe Massa, quinto colocado.
A decepção da tarde ficou por conta de Fernando Alonso. O espanhol, que esperava se classificar bem próximo de Vettel, acabou não encontrando a sua melhor volta. Com um tempo relativamente ruim, o piloto da Ferrari vai largar apenas na oitava colocação.